Japão e EUA concordam em estabelecer zona limite ao largo da costa de Okinawa

Uma zona limite será criada ao longo da costa da ilha Okinawa sob o plano de construir a base aérea dos EUA em Henoko.

Do Mundo-Nipo

Os governos de Japão e Estados Unidos concordaram em designar uma zona limite ao longo da costa da ilha Okinawa sob o plano de construir uma base militar norte-americana.

 

Zona litorânea de Henoko (Foto: Kyodo)
A transferência da Base Aérea de Futenma está planejada para Henoko, em Nago, uma área litorânea com um ecossistema protegido (Foto: Kyodo)

 

Representantes de ambos os países chegaram ao acordo na última sexta-feira. Segundo eles, quando a zona limite estiver em vigor, somente os envolvidos na construção da nova base aérea poderão entrar na área de cerca de 5,6 milhões de metros quadrado, detalha a ‘NHK’.

A área limite compreende ao longo de toda extensão da costa onde está localizada a base denominada Camp Schwab, situada no distrito de Henoko, na cidade de Nago, em Okinawa.

Ao abrigo de um acordo bilateral, a Base Aérea de Henoko será estabelecida para substituir a Base Aérea de Futenma, também localizada na província e que abriga o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Futenma está situada em uma área densamente povoada na cidade de Ginowan, também em Okinawa.

O governo do Japão planeja aprovar a zona limite em uma reunião de gabinete em um futuro próximo, de acordo com a NHK.

A autorização de transferência da base militar americana de Futenma para a zona norte da ilha principal da região aconteceu no final do ano passado. Desde então, o governo tem enfrentado forte oposição da população local, bem como de ambientalistas, que apontam Henoko como uma área litorânea protegida por possuir um rico ecossistema.

Uma pesquisa da Agência Kyodo mostrou que 65,4% dos 1.204 entrevistados em 12 diferentes postos de votos em Nago se opuseram a construção da base em Henoko, enquanto 13,3% apoiaram a transferência.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Programa japonês de estágio para estrangeiros é criticado pelos EUA

Next Article

Doraemon vai estrear na TV dos EUA

Related Posts