Premiê japonês chega a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU

Abe participará de uma série de reuniões, incluindo a Cúpula do Clima e do Conselho de Segurança da ONU.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Shinzo Abe chega a NY em 22 de setembro (Foto: Kyodo)
Abe participará de uma série de reuniões, incluindo a Cúpula do Clima e do Conselho de Segurança da ONU (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, chegou a Nova York nesta segunda-feira (22), onde participará de uma série de reuniões da Assembleia Geral da ONU, incluindo a Cúpula do Clima e do Conselho de Segurança da ONU.

Pouco antes de partir para sua viagem de seis dias, Abe disse à repórteres que tenciona explicar aos seus homólogos a determinação do Japão de atender melhor os desafios internacionais “com base em sua política de contribuição ativa pela paz”.

“O Japão vai oferecer contribuições sensíveis para solução de questões que a comunidade internacional tem de lidar juntamente com as Nações Unidas”, disse o premiê, destacando o grupo militante Estado Islâmico como um dos principais problemas a serem discutido no Conselho de Segurança da ONU.

É esperado que o premiê japonês busque por reformas do Conselho de Segurança da ONU, depois de ter intensificado os esforços diplomáticos, visitando cerca de 50 países desde o seu retorno como primeiro-ministro em dezembro de 2012.

O premiês japonês também deve tratar de assuntos ambientais na Cúpula do Clima, falando do que vê como avanços do Japão nesse front.

A promoção do chamado “empoderamento feminino”, que visa dar mais poder as mulheres, bem como uma maior participação no mercado de trabalho, também está entre os assuntos que Abe pretende mostrar como parte de sua estratégia de crescimento.

O premiê também mencionou que o organismo mundial vai celebrar seu septuagésimo aniversário no ano que vem. Disse que vai transmitir a determinação do Japão de exercer liderança no processo de reforma da ONU de uma maneira consistente conforme as exigências do século 21.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Jogos Asiáticos: Handebol feminino do Japão goleia Maldivas por 79 a 0

Next Article

Jogos Asiáticos: resultados da competição de tiro nas modalidades pistola e trap

Related Posts