Justin Bieber visita santuário japonês e causa indignação na China

O ídolo pop Justin Bieber visitou o controverso Santuário Yasukuni, que tem causado tensões entre países asiáticos.

Do Mundo-Nipo

Justin Bieber visita Santuário Yasukuni (Foto: Reprodução/Instagram)
Justin Bieber visita Santuário Yasukuni (Foto: Reprodução/Instagram)

Durante uma visita a Tóquio nesta quarta-feira (23), o ídolo pop Justin Bieber visitou o controverso Santuário Yasukuni, que tem causado tensões entre países asiáticos.

Bieber postou hoje fotos de sua visita no Instagram, gerando críticas por parte de autoridades chinesas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China criticou a visita do cantor canadense, dizendo que a posição de líderes japoneses que vão até o santuário é clara consciente.

“Espero que este cantor aprenda mais sobre a história do militarismo japonês e sobre as injustas visões histórias promovidas pelo santuário”, disse o porta-voz, conforme informações do site The Diplomat.

O Santuário Yasukuni, que homenageia mortos em guerra, incluindo criminosos Classe-A, tem estado no centro das tensões entre o Japão,  a China e a Coreia do Sul.

Políticos japoneses, incluindo o primeiro-ministro Shinzo Abe, alegam que visitaram o santuário para “homenagear os soldados japoneses”. Mas o governo chinês e o governo sul-coreano consideram o local um símbolo do militarismo japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

A visita de Bieber acabou provocando indignação de alguns países asiáticos, que instaram o cantor a retirar as fotos “ofensivas” de sua conta na rede social Instagram, além de emitir um pedido de desculpas pela publicação.

Mais tarde, Justin Bieber escreveu em sua conta que “estava arrependido”.

“Para qualquer pessoa que tenha se ofendido, estou extremamente arrependido. Eu te amo China e eu te amo Japão”, escreveu.

As relações de Japão com seus vizinhos continuam marcadas pela recordação dos movimentos das tropas imperiais durante a colonização da península coreana (1910-1945) e a ocupação parcial da China (1931-1945). Além disso, várias disputas territoriais avivam a tensão nas relações do Japão com seus vizinhos.

(Do Mundo-Nipo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar interrompe sequência de seis altas frente ao iene

Next Article

Bolsa de Tóquio abre em alta de 0,1%

Related Posts