(Atualização)Ministro da Justiça do Japão entrega o cargo por ligação com a máfia

A renúncia representa um novo revés para o Governo de Noda

Da agência EFE

Keishu Tanaka. (Foto: Wikimedia)
Tanaka renunciou após uma onda de críticas por ter admitido que contribuiu para organizar o casamento de um membro da Yakusa. (Foto: Wikimedia)

Tóquio, 23 out (EFE).- O ministro da Justiça do Japão, Keishu Tanaka, entregou o cargo menos de um mês após sua nomeação devido a vínculos passados com a máfia japonesa, conhecida como Yakusa, informou a televisão pública “NHK”.

Tanaka, de 74 anos, renunciou após uma onda de críticas por ter admitido que contribuiu para organizar o casamento de um membro da Yakusa, há 30 anos, e também que compareceu a uma festa oferecida pelo líder de uma facção da organização criminosa.

Antes deste escândalo, no entanto, o agora ex-ministro da Justiça já era contestado por ter recebido entre 2006 e 2009 cerca de 420 mil ienes (US$ 5.200) em doações políticas de um cidadão estrangeiro, o que é ilegal no Japão.

Tanaka indicou que todo esse dinheiro foi devolvido, mas isso não conseguiu abrandar as críticas, que na semana passada aumentaram quando ele se ausentou de um painel de deliberações da Câmara Alta com o objetivo, segundo seus detratores, de esquivar-se de questionamentos.

Após aceitar a renúncia de Tanaka, o chefe do Governo japonês, Yoshihiko Noda, se considerou “responsável” por ter “escolhido um ministro que não foi capaz de cumprir suas obrigações”, ao tempo que assinalou que seu Gabinete “trabalhará duro” em suas responsabilidades.

A renúncia, no entanto, representa um novo revés para o Governo de Noda, cuja popularidade se situava abaixo de 20% em pesquisas recentes, pelo que a oposição faz pressão para que as eleições sejam antecipadas.

Tanaka ocupava também o posto de ministro de Estado encarregado dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte nas décadas de 1970 e 1980.

O veterano político, que substituiu Makoto Taki, também de 74 anos, era o quarto ministro à frente da pasta de Justiça dentro do Governo de Yoshihiko Noda. EFE.

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares
Previous Article

Ministro da Justiça do Japão pode renunciar por vínculos com a máfia

Next Article

Museu no Japão vai leiloar obras de Dalí, Miró e Tàpies

Related Posts