Tratado de segurança Japão-EUA cobre Ilhas Senkaku, diz Obama

Ele observou que os EUA não vão tomar posição sobre as determinações finais sobre a soberania das ilhas, mas que…

Do Mundo-Nipo

Ilhas Senkaku/Diaoyu (Foto: Wikimedia Commons)
Ilhas Senkaku/Diaoyu (Foto: Wikimedia Commons)

O presidente dos Estados Unidos, Barcak Obama, disse nesta quinta-feira (24) que o tratado de segurança firmado com o Japão abrange as Ilhas Senkaku.

Obama disse em uma conferência de imprensa conjunta com o premiê Shinzo Abe, após uma reunião de cúpula em Tóquio, que o artigo 5º do Tratado de Segurança entre EUA e Japão cobre todos os territórios administrados pelo governo japonês, incluindo as Ilhas Senkaku.

O presidente norte-americano disse que o Artigo 5º do tratado obriga os EUA a defender o Japão.

Ele observou que os EUA não vão tomar posição sobre as determinações finais sobre a soberania das ilhas, mas que elas não devem estar sujeitas a alterações de forma unilateral. Obama enfatizou a importância da resolução  pacífica da questão.

As Ilhas Senkaku, localizadas no Mar da China Oriental, são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China e Taiwan.

O governo japonês mantém a soberania das ilhas em termos de história e direito internacional. Mas atividades marítimas chinesas tem sido frequentes  na região.

Abe e Obama concordaram em rejeitar tai movimentos “para mudança do status quo pela força”. Eles confirmaram que os países vão cooperar estreitamente em suas políticas sobre a China.

(Do Mundo-Nipo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Vendas do novo Nissan March começam antes da Copa

Next Article

Sony vai ingressar no setor imobiliário

Related Posts