Quatro navios chineses invadem águas territoriais japonesas

Esta é a primeira vez desde o dia 12 de agosto que embarcações chinesas…

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Quatro navios da Guarda Costeira da China entraram em águas territoriais japonesas na manhã deste domingo (24), ao largo das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, informou a Guarda Costeira Japonesa.

Os navios Haijing 2102, 2113, 2146 e 2305 cruzaram o mar a noroeste de Uotsurijima, uma ilhota que faz parte do pequeno arquipélago de Senkaku por volta das 10h, e deixaram a região cerca de duas horas depois. Esta inserção eleva para 20 o número de vezes em que navios do governo de Pequim violaram águas japonesas em 2014.

Antes desta, a última invasão aconteceu no dia 12 de agosto, quando três navios chineses foram avistados nas proximidades das ilhas.

A Guarda Costeira em Naha, capital de Okinawa, alertou os navios a deixarem o local, enfatizando que as ilhas são parte inerente do território japonês.

Situadas a cerca de 400 km a oeste de ilha principal de Okinawa, as ilhotas desabitadas são administradas pelo Japão e reivindicadas por China e Taiwan, que eles chamam de Diaoyu e Tiaoyutai, respectivamente.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em alta de 0,40%

Next Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta impulsiona por desvalorização do iene

Related Posts