Coreia do Sul insta Japão a resolver pendência sobre “mulheres de conforto”

A presidente sul-coreana disse que quer restaurada a honra das vítimas que ainda estão vivas, com idade média de 88 anos, antes que elas morram.

Do Mundo-Nipo com Agências

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye disse ao ex-ministro das Finanças japonês, Fukushiro Nukaga, que o Japão deveria tomar “medidas aceitáveis” para resolver as questões pendentes envolvendo as mulheres coreanas forçadas a trabalhar em bordéis militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, informou o gabinete presidencial em comunicado.

 

Park Geun-hye e Shinzo Abe na reunião trilateral com Obama. em março de 2014 (Foto: Getty Images)
O presidente Obama tentou uma aproximação entre Park Geun-hye e Shinzo Abe numa reunião trilateral em março de 2014 (Foto: Getty Images)

 

“Apenas 54 vítimas ainda estão vivas e a idade média é de 88 anos. Eu eu espero que medidas aceitáveis (do governo japonês) para restaurar a honra destas mulheres enquanto elas ainda estão vivas”, disse Park à Nukaga, um legislador veterano do Partido Liberal Democrata do primeiro-ministro Shinzo Abe.

A líder sul-coreana afirmou que a questão pendente envolvendo as chamadas “mulheres de conforto” é a mais importante para que a Coreia do Sul “pondere sobre um novo começo das relações bilaterais com o Japão”, conforme citou o comunicado do gabinete, divulgado na última sexta-feira.

A Coreia do Sul tem afirmado insistentemente que o Japão não aliviou suficientemente o sofrimento destas mulheres e protestou contra a revisão feita por Tóquio de um pedido de desculpas de março de 1993, que reconhecia o envolvimento das autoridades japonesas em coagir as mulheres.

Por sua vez, o governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vem afirmando que concorda com o pedido de desculpas de 1993, mas que não havia provas documentais diretas de que os oficiais militares ou o governo japonês estavam diretamente envolvidos nos sequestros de mulheres.

No mês passado, durante um encontro de países em Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Park já havia pedido por uma decisão de Tóquio sobre a questão.

“O que queremos ver é um pedido de desculpas a essas vítimas, bem como uma decisão corajosa por parte da liderança política japonesa de tomar medidas para restaurar inteiramente a honra destas mulheres de conforto que foram vítimas. E fazer isso, eu diria, oferece uma breve rota para aliviar as tensões no nosso relacionamento”, disse Park durante seu discurso na ONU.

Com informações das agências Kyodo e Reuters)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Projeto cultural desenvolve app que dá acesso gratuito à músicas brasileiras no Japão

Next Article

Japão deve ratificar tratado sobre compensação por danos nucleares

Related Posts