China protesta contra resposta negativa do Japão e EUA sobre zona de defesa aérea

Yang disse que o Japão “não tem direito de fazer comentários irresponsáveis​​” sobre a configuração da zona.

Do Mundo-Nipo

A China disse nesta segunda-feira (25) que apresentou protestos ao Japão e aos Estados Unidos, depois dos mesmos criticarem o governo chinês pela criação da zona de defesa aérea que sobrepõe ilhas disputadas entre as duas potências asiáticas.

O porta-voz do Ministério da Defesa Yang Yujun disse que a resposta negativa do Japão para a mudança da China e suas reivindicações pelas as ilhas no Mar da China Oriental são “absolutamente infundadas e inaceitáveis”.

Yang disse que o Japão “não tem direito de fazer comentários irresponsáveis​​” sobre a configuração da zona de sobre o mar da China, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

Ele ainda disse que os Estados Unidos não devem escolher um dos lados sobre a questão e que a China apresentou um protesto ao embaixador dos EUA para a China, Gary Locke, pedindo ao governo norte-americano para corrigir seus erros imediatamente.

A China estabeleceu no sábado (23) uma zona de identificação de defesa aérea que sobrepõe a do Japão no Mar da China Oriental, onde estão localizadas as Ilhas Senkaku, que são disputadas entre os dois países.

O Ministério japonês das Relações Exteriores chegou a apresentar um “protesto sério” ao embaixador chinês para Tóquio, enquanto os EUA expressaram forte preocupação.

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse estar “profundamente preocupado” com o movimento chinês e garantiu que vai proteger a soberania japonesa.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Premiê do Japão está "profundamente preocupado" com zona de defesa criada pela China

Next Article

Japão lança organização para promover cultura japonesa no exterior

Related Posts