Premiê do Japão está “profundamente preocupado” com zona de defesa criada pela China

O premiê se referiu ao anuncio realizado pela China no sábado sobre o estabelecimento da zona cobrindo as Ilhas Senkaku.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou sérias preocupações sobre a recente criação de uma zona de defesa aérea da China que sobrepõe ilhas controladas pelo governo japonês.

 

Shinzo Abe em conferência (Foto: Kantei)
O premiê se referiu ao anuncio realizado pela China no sábado sobre o estabelecimento da zona cobrindo as Ilhas Senkaku, que são disputadas entre os dois países. (Foto: Kantei)

 

“Estou profundamente preocupado que (o movimento da China) possa mudar unilateralmente o status quo no Mar da China Oriental, intensificar a (atual) situação e causar uma contingência nas águas”, disse Abe em sessão da Dieta nesta segunda-feira.

O premiê se referiu ao anuncio realizado pela China no sábado sobre o estabelecimento da zona cobrindo as Ilhas Senkaku, que são disputadas entre os dois países.

Após a criação da zona, o Ministério da Defesa da China disse que medidas de emergência, inclusive o uso da força, serão tomadas se alguma aeronave voar na zona sem seguir as instruções chinesas.

“Vamos tomar medidas contra uma tentativa de mudar o status quo através do uso da força, nós estamos determinados a proteger o mar e o espaço aéreo do país”, disse o primeiro-ministro japonês. “A ação da China não vai ter um efeito sobre o nosso país”.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bêbado rouba táxi e bate em veículos da polícia em cidade no leste do Japão

Next Article

China protesta contra resposta negativa do Japão e EUA sobre zona de defesa aérea

Related Posts