Japão será mais assertivo contra a China, diz premiê japonês

O premiê disse que muitos países asiáticos esperam que o Japão expresse fortemente sua visão contra a China.

Do Mundo-Nipo

Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (Foto: Kyodo)
Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse neste sábado (26) que o Japão está pronto para ser mais ativo na proteção contra atividades chinesas em disputas territoriais.

Abe, entrevistado pelo Wall Street Journal, disse que percebeu durante recentes reuniões com líderes do Leste Asiático que a região está à procura da liderança japonesa em termos de segurança.

“Há preocupações de que a China esteja tentando mudar o status quo pela força , ao invés de pelo Estado de Direito. Mas se a China opta por tomar esse caminho, então não será capaz de emergir de forma pacífica”, disse Abe ao jornal.

O premiê disse que muitos países asiáticos esperam que o Japão expresse fortemente essa visão e esperam que a China aja de forma responsável na comunidade internacional.

As relações entre China e Japão estão tensas desde o ano passado, quando o governo japonês comprou as Ilhas Senkaku/Diaoyu – que são reivindicadas pelo governo chinês – de um proprietário privado.

Os laços se deterioraram mais com a visita de parlamentares japoneses neste mês ao Santuário Yasukuni, que homenageia mortos de guerra, incluindo criminosos classe-A.

A China também está em desacordo com vários países do Sudeste Asiático, que contestam as suas reivindicações de vastas faixas do Mar da China Meridional.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Reunião das Ilhas do Pacífico será realizada no Japão em 2015

Next Article
Comic Iwate Manga no Twitter-X | Foto: X/Reprodução

Província do Japão cria site de mangá governamental

Related Posts