Japão e Coreia do Sul assinarão primeiro acordo de inteligência

Os dois países, juntos com os EUA, irão dividir inteligência a respeito dos programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

Do Mundo-Nipo


 

O Japão e a Coreia do Sul, além de os Estados Unidos assinarão na próxima segunda-feira um acordo de compartilhamento de inteligência sobre o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. Os Estados Unidos já mantêm acordos semelhantes com os dois países, mas esse é o primeiro acordo entre os governos de Tóquio e Seul, que têm uma relação turbulenta graças ao período de controle japonês sobre a península da Coreia, entre 1910 e 1945.

O documento a ser assinado entre Japão e Coreia do Sul indica que ambos os países irão dividir inteligência apenas a respeito dos programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, com os Estados Unidos atuando como intermediário, afirmou um comunicado do Ministério da Defesa, em Seul, de acordo com o jornal ‘O Globo.com’.

O acordo permitiria que os três países respondessem rapidamente a qualquer provocação da Coreia do Norte, em um momento que as ameaças do país têm crescido após um terceiro teste nuclear em fevereiro de 2013, afirmou o comunicado. O uso de inteligência japonesa elevaria a vigilância sobre o país.

Membros do governo sul-coreano afirmam que a Coreia do Norte teve progressos na fabricação de ogivas nucleares que são pequenas e leves o suficiente para serem colocadas em mísseis capazes de atingir os Estados Unidos. A Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear em 2006, e o segundo em 2009.

Após a ocupação japonesa, a península da Coreia foi dividida entre a Coreia do Sul, apoiada pelos Estados Unidos, e a Coreia do Norte, socialista e apoiada pela União Soviética. As duas Coreias travaram uma guerra de três anos no início dos anos 1950, que terminou com um armistício, e não um tratado de paz, conforme noticiou ‘O Globo’ nesta sexta-feira (26).

Em 2012, os dois países quase assinaram um pacto, mas os planos foram interrompidos pela reação negativa da população sul-coreana.

 

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Índice de preços ao consumidor no Japão desacelera em novembro

Next Article

Dólar recua ante o real, mas acumula alta de mais de 13% no ano

Related Posts