Governador de Okinawa aprova transferência de base militar dos EUA

Okinawa aprovou a polêmica realocação de uma base aérea dos Estados Unidos para outro local dentro província.

Do Mundo-Nipo

Base aérea dos EUA em Futenma, Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)
Base aérea dos EUA em Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)

O governador  de Okinawa aprovou nesta sexta-feira a polêmica realocação de uma base aérea dos Estados Unidos para outro local dentro província.

O governador Hirokazu Nakaima declarou nesta sexta-feira (27) que aprovou o pedido do governo central, baseado em um acordo alcançado entre Japão e EUA.

Os dois governos querem realocar a Base Aérea de Futenma de uma área densamente povoada em Ginowan para um área menos populosa em Nago.

A decisão marca um grande avanço na realocação paralisada da base depois de anos de manobras políticas, devido à oposição local que exige a retirada de militares norte-americanos desde que Japão e EUA fecharam um acordo para transferi-la em 1996.

Nesta semana o primeiro-ministro Shinzo Abe apresentou medidas para diminuir a carga militar sobre Okinawa, bem como apoio financeiro para estimular a economia local, a fim de conseguir a aprovação de Nakaima.

Nakaima disse Abe mostrou disponibilidade para aceitar todos os pedidos locais para reduzir os encargos de hospedagem bases dos EUA  e concluir as negociações sobre a transferência da base de Futenma.

Ele também disse Abe prometeu que o governo vai tentar convencer os EUA a parar de usar a base de Futenma dentro de 5 anos.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Oferta de emprego no Japão se iguala a procura pela 1ª vez em 6 anos

Next Article

Menino de 14 anos que se suicidou em Nagano foi intimidado por colegas

Related Posts