Shinzo Abe expressa pesar por papel do Japão na 2ª Guerra

O premiê japonês foi interrompido várias vezes por aplausos em seu discurso histórico no Congresso em Washington.

Do Mundo-Nipo com Agências

Em um discurso no Congresso em Washington, nesta quarta-feira (29), o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou “profundo pesar” pelo papel de seu país durante a Segunda Guerra Mundial. O ato é o primeiro de um premiê japonês após quase 70 anos do fim da guerra.

O discurso histórico, que foi interrompido várias vezes por aplausos, representa um momento simbólico na reconciliação entre dois velhos inimigos da Segunda Guerra que agora são aliados muito próximos.

Aproveitando o destaque dado a seu discurso no Congresso dos Estados Unidos, o premiê exaltou o papel crescente de Tóquio para a segurança global diante do poder crescente da China na Ásia. Abe insistiu que o Japão não deve desviar os olhos do sofrimento causado aos povos asiáticos pelo comportamento japonês nos tempos da guerra, mas não chegou a fazer um pedido de desculpas, preferindo se ater a declarações de seus antecessores.

Como os comentários de Abe sobre o histórico de guerra do Japão não devem satisfazer aqueles que exigiam que ele fosse mais longe, o premiê conservador decidiu se concentrar mais no futuro da aliança militar entre sua nação e os EUA e pressionar os legisladores céticos para que apoiem a Parceria Transpacífica (TPP, na sigla em inglês), um acordo de livre comércio com países do Pacífico longamente adiado.

Mas o líder adotou um tom diferente de comentários anteriores ao falar de sua visita ao memorial da Segunda Guerra Mundial, em Washington, nesta quarta-feira, dizendo: “Com profundo pesar em meu coração, estive ali durante algum tempo orando silenciosamente”.

“Agora erguemos bem alto um novo estandarte que é uma contribuição pró-ativa à paz baseado no princípio da cooperação internacional”, disse Abe um dia depois de ele e o presidente dos EUA, Barack Obama, cimentarem novas diretrizes para o apoio militar japonês às forças norte-americanas para além de suas águas. Ele propôs mudanças na Constituição pacifista pós-guerra do Japão para tornar isso possível.

Bem acolhido pelos congressistas, um reflexo da posição de Tóquio como principal aliado asiático dos EUA, Abe, primeiro premiê japonês a se dirigir a uma sessão conjunta do Congresso dos EUA, usou seu discurso para enviar uma mensagem severa à China, que está envolvida em disputas marítimas com o Japão e vizinhos asiáticos.

Referindo-se ao “estado das águas asiáticas”, Abe pediu respeito aos princípios da negociação pacífica, dizendo que os países não devem “usar a força ou a coerção para impor suas queixas”.

A fala de Abe diante da legislatura foi um momento de grande simbolismo da reconciliação dos dois ex-inimigos da Segunda Guerra Mundial e atualmente fortes aliados.

Abe fez seu discurso no local onde o presidente Franklin Roosevelt pediu uma declaração de guerra contra o Japão imperial na esteira do bombardeio a Pearl Harbor, no Havaí, em 1941.

Abe terá um desafio imenso para convencer os parlamentares a adotarem o TPP, um acordo bilateral essencial para um pacto mais amplo com 12 nações que envolveria um terço do comércio mundial.

Obama torce para que a visita de Abe o ajude a criar ímpeto em sua agenda comercial, o que incluiria uma legislação que lhe conceda autoridade para agilizar todo e qualquer acordo com parceiros do Pacífico no Congresso.

Na mudança mais dramática na política de segurança desde o soerguimento militar japonês do pós-guerra, em julho passado o gabinete de Abe adotou uma resolução reinterpretando a constituição para permitir que as forças armadas do Japão forneçam auxílio militar aos EUA e outros países amigos sob ataque.

(Com informações das agências Kyodo e Reuters)

*Mundo-Nipo – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do portal mundo-nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

‘Mobile Suit Gundam’ é a animação mais vendida no Japão, veja ranking da semana

Next Article

Dólar tem 2ª alta seguida após comunicado do Fed e antes de decisão do Copom

Related Posts