China e Coreia do Sul criticam Japão em reunião do Conselho de Segurança da ONU

Durante um debate da ONU sobre guerra e paz, representantes de Pequim e Seul fizeram criticas a diversos assuntos relacionados ao Japão.

Do Mundo-Nipo

Durante o debate do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre guerra e paz, na quarta-feira (29), representantes de China e Coreia do Sul fizeram criticas a diversos assuntos relacionados ao Japão, com destaque para a polêmica visita do premiê japonês Shinzo Abe ao Santuário Yasukuni, informou nesta quinta-feira (30) a emissora pública NHK.

Segundo a emissora, o embaixador da China, Liu Jieyi, reiterou a crítica de seu país ao Japão, no tocante à visita realizada por Abe ao polêmico santuário no mês passado. O diplomata afirmou que o ato de visitar um local onde criminosos de guerra recebem homenagens é uma afronta à ordem internacional estabelecida após à Segunda Guerra Mundial.

O Santuário Yasukuni presta honras a mortos de guerra do Japão, incluindo líderes condenados por crimes de guerra após os combates terem cessado.

Já o enviado da Coreia do Sul à ONU, Oh Joon, fez referência à questões relacionadas com mulheres coreanas que prestaram serviços sexuais aos japoneses durante a guerra. “Muitas delas foram obrigadas a trabalhar em bordéis para servir soldados do Japão”, disse ele.

O enviado afirmou ainda que o assunto está no cerne dos problemas ainda não solucionados entre seu país e a nação japonesa. Ele disse tratar-se de um assunto importante para a questão dos direitos universais das mulheres.

Em resposta, o vice-chanceler do Japão para a ONU, Kazuyoshi Umemoto, afirmou que a visita do premiê japonês ao santuário foi com o objetivo de renovar sua promessa de que o Japão jamais provocará uma guerra novamente.

Umemoto também reiterou que a questão levantada pelo enviado sul-coreano já se encontra resolvida, não devendo ser transformada num problema diplomático.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Venda de carros no Japão deverá ter queda de 10% após aumento de imposto

Next Article

Dólar interrompe sequência de três altas e fecha em queda de 0,78%

Related Posts