Japão, China e Coreia do Sul se reúnem com cúpula da ASEAN

É a primeira vez que chanceleres do Japão, China e Coreia do Sul se reuniram desde as eleições de novos líderes em seus países.

Do Mundo-Nipo

Reunião de chanceleres da ASEAN, Japão, China e Coreia do Sul em Brunei (Foto: Kyodo)
Reunião de chanceleres da ASEAN, Japão, China e Coreia do Sul em Brunei (Foto: Kyodo)

Os Ministros das Reações Exteriores dos 10 países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), além do Japão, China e Coreia do Sul, reuniram-se neste domingo, em Brunei, para discutir a cooperação financeira regional, segurança alimentar e os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

É a primeira vez que chanceleres do Japão, China e Coreia do Sul se reuniram desde as eleições de novos líderes em seus países.

“Nós estamos esperando que a cooperação regional na Ásia Oriental se desenvolva ainda mais”, disse o chanceler japonês, Fumio Kishida, em um discurso.

Referindo-se aos programas nucleares e de mísseis da Coréia do Norte, Kishida disse que os 13 países devem assegurar a “plena aplicação” das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, incluindo o controle de exportação para o país.

Na reunião, os chanceleres deverão chegar a um acordo para promover a cooperação financeira regional. Eles também devem implementar o sistema de reserva de arroz emergencial, como forma de lidar com a escassez de alimentos e aumento dos preços em casos de catástrofes naturais na região.

Os ministros também são esperados para discutir os lançamentos de mísseis de longo alcance da Coreia do Norte, em dezembro, e seu terceiro teste nuclear, em fevereiro. Eles possivelmente enfatizarão a importância da desnuclearização norte-coreana.

O encontro será seguido pelo Fórum Regional da ASEAN, uma reunião de 27 membros da segurança regional, e uma sessão ministerial da Cúpula do Leste Asiático na terça-feira (02), em que a Coreia do Norte e as disputas territoriais envolvendo China e alguns países do Sudeste Asiático devem estar no topo da agenda.

A ASEAN é composta por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

As informações são da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Indonésia, Cingapura e Malásia vão combater poluição do ar conjuntamente

Next Article

Okinawa realiza funeral de ativista japonesa de 99 anos

Related Posts