Japão estabelecerá novo consulado geral no Brasil

Japão abrirá um novo consulado em Recife, no que se somará às outras sete representações diplomáticas japonesas no país.

Do Mundo-Nipo

O governo do Japão abrirá um novo consulado geral no Recife, no nordeste do Brasil, no que se somará às outras sete representações diplomáticas japonesas no país.

Além, de Brasil, o país ampliará suas representações diplomáticas na Índia, Filipinas e Camboja, assim como estabelecer novas embaixadas em Ilhas Maurício, Macedônia, Samoa e Albânia, segundo uma minuta de orçamento aprovado nesta segunda-feira (31).

Esta medida vai representar um aumento orçamentário de 756,8 bilhões de ienes (US$ 6,281 bilhões) na verba do Ministério das Relações Exteriores para 2016, e se integra na estratégia do Executivo japonês de aumentar sua influência no exterior.

“Queremos contar com um corpo diplomático que forneça uma perspectiva panorâmica em nível global”, assinalou neste sentido o ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, ao apresentar em entrevista coletiva a minuta orçamentária do Ministério.

Em relação ao Brasil, o plano do Executivo japonês inclui a abertura de um novo consulado geral no Recife, onde o Japão já tem um escritório consular.

O Japão conta atualmente com 207 embaixadas e consulados gerais no mundo todo. Um número alto, perto de outras potências como Alemanha (226), China (250), França (252) e Estados Unidos (258).

(Com informações da Agência EFE)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão registra 8 terremotos nesta segunda-feira; veja a lista

Next Article

Dólar opera em forte alta e bate R$ 3,65 nesta segunda-feira

Related Posts