Recife recebe megaevento sobre cultura e arte japonesa

O evento vai até a sexta-feira e conta com uma gama de programações, incluindo palestras, apresentações artísticas e lançamento de livro na UFRPE.
Evento em Recife Foto Paulo De A Nunes

A cidade de Recife sediará a partir desta terça-feira (26) o evento denominado “Encontro com a cultura do Japão: Antropologia e arte”. O megaevento, que é aberto ao público e com entrada gratuita, conta com palestras, várias apresentações artísticas e lançamento de livro.

A maior parte da programação será realizada no Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A exceção é o encerramento, que será realizado na sede do Centro Cultural Georges Stobbaerts, no bairro da Madalena.

A iniciativa é uma parceria entre UFRPE, Ministério da Educação, Centro Cultural Georges Stobbaerts (CCGS), Cátedra Anita Novinsky de Estudos Judaicos e Embaixada do Japão. De acordo com o professor Caesar Sobreira, que organiza o encontro, a ideia é aproximar os brasileiros das tradições nipônicas. “Serão abordagens acessíveis, já que esperamos atingir um público bem maior do que o acadêmico”, antecipa.

A primeira palestra ocorre nesta terça, às 19h30, após cerimônia de abertura com representantes das instituições envolvidas. O Cônsul do Japão em Pernambuco, Yasuhiro Mitsui, falará sobre a história japonesa entre os séculos 16 e 19, com ênfase no contato com a civilização lusitana.

“Programações como essa são importantes para entender o Japão. Ao longo do ano, a embaixada apoia diversos eventos, como a Feira Japonesa, no Bairro do Recife. Dessa vez, queremos explicar aspectos da nossa cultura, como religião e costumes, com mais profundidade”, afirma o diplomata.

Depois da conferência, no mesmo local, haverá uma apresentação do Grupo de Tenchi Tessen do CCGS. O diretor do centro cultural, Paulo Roberto Nunes, explica os fundamentos dessa atividade: “Tenchi Tessen é a arte do movimento que utiliza o leque como suporte. Foi desenvolvida pelo belga Georges Stobbaerts Hanshi, em 1985, influenciado por outras práticas, como Budo, Zen e Yoga”, explica Paulo Roberto.

A escola também fará uma apresentação de Iaido – movimentos com o sabre -, na sexta-feira. A Associação Cultural Japonesa, com o grupo percussivo Ren Taiko, completa a lista de atrações artísticas.

Na quarta-feira, a partir das 20h, Caesar Sobreira analisará duas obras da antropologia: “O crisântemo e a espada”, de Ruth Benedict, e “A outra fase da lua”, de Lévi-Strauss. “Infelizmente, o Japão é pouco discutido nos estudos antropológicos. Há pouca literatura sobre essa temática. Esses são dois clássicos focados no assunto, que mostram interpretações do País aos olhos de um francês e de uma norte-americana”, aponta.

O encerramento será no Centro Cultural Georges Stobbaerts, às 19h30. O professor Edrisi Fernandes (Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Norte), abordará a religiosidade japonesa e sua expressão na arte dos Netsuke – esculturas em miniatura. O pesquisador levará ao local parte de sua coleção pessoal, que ficará em exposição durante a noite.

Programação
Dia 26
Onde: Centro de Ensino de Graduação (Cegoe)/ Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
Abertura, às 19h

19h30
“Resumo da história japonesa depois do encontro com a Civilização Lusitana (séc. 16 ao 19)
Com Yasushiro Mitsui, cônsul do Japão em Pernambuco

20h30
Apresentação do grupo de Tenchi Tessen do Centro Cultural George Stobbaerts (CCGS)

Dia 27
19h
“A influência da arte japonesa na cultura europeia”, com o professor Leonardo Castillo (UFPE)

20h
Antropologia & Japão: As sínteses de Ruth Benedict, em “O crisântemo e a espada”, e de Lévi-Strauss, em “A outra face da lua”
Com o professor Caesar Sobreira (UFRPE)

21h
Apresentação do Grupo Ren Taiko (música dos tambores), da Associação Cultural Japonesa do Recife

Dia 28
19h30
A pedagogia da felicidade de Makiguti
Com a professora Rita Voss (UFPE)

21h
Sessão de autógrafos do livro “A pedagogia da felicidade”

Dia 29
Onde: Centro Cultural George Stobbaerts (rua Pe. Anchieta, 571, Madalena)

19h30
Encerramento
“A religiosidade japonesa e sua expressão na arte dos Netsuke (esculturas japonesas em miniatura)
Com professor Edrisi Fernandes (UnB/UFRN)

20h30
Apresentação do Grupo de Iaido (movimentos com o sabre), do Centro George

20h45
Exposição de Netsuke (esculturas japonesas em miniatura),
da coleção particular do professor Edrisi Fernandes (UnB/UFRN)

Mais informações
Tels.: 99778-2811 (UFRPE)/ 99961-0315 (CCGS)

*Mais detalhes podem ser conferidos na página oficial do evento no Facebook.

O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos/enviados pelo órgão/empresa e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Trabalhadores na Usina de Fukushima Foto Kyodo 900x600 26 04 2016

Reguladora nuclear determina maior fiscalização das usinas no Japão

Next Article
Cacas Mitsubishi F 2 Foto Air Self Defense Force Japan

Japão registra recorde de interceptação de aeronaves chinesas em 2015

Related Posts