Confira as instituições que oferecem bolsas de estudo no Brasil e exterior

Instituições de diversas nacionalidades estão com inscrições abertas para interessados em participar de programas de bolsas de estudo.
Bolsas de Estudo Foto Shutterstock Edicao de aarte MN 900x600 18 02 2016
Foto: Stockvault / Montagem Mundo-Nipo

Instituições de diversas nacionalidades estão com inscrições abertas para estudantes interessados em participar de programas de bolsas de estudo para diversos cursos tanto no Brasil como no exterior.

Confira abaixo algumas instituições que oferecem bolsas para diversos destinos:

Bolsas de estudos do MEXT
O Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas. As bolsas são voltadas para estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, escola técnica, cursos profissionalizantes e língua japonesa.
No Brasil, os processos seletivos para as bolsas MEXT vem sendo realizados pelas representações diplomáticas japonesas (Embaixada, Consulados e Escritórios Consulares), desde 1956.
Inscrições: variam de acordo com o programa
Mais informações: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1.htm

Ciência sem Fronteiras
Iniciativa do governo federal que prevê promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós em diferentes países com objetivo de manter contato com sistemas educacionais.
Inscrições: variam de acordo com o programa
Mais informações: www.cienciasemfronteiras.gov.br

Fundação Carolina
São bolsas de estudo na Espanha destinadas a estudantes latino-americanos para cursos de pós-graduação. Há vagas também para programas de doutorado e pós-doutorado.
Inscrições: abrem, anualmente, em meados do mês de dezembro
Mais informações: www.fundacioncarolina.es

Fundação Lemann
Oferece bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo por meio do Programa Lemann Fellowship. São as próprias instituições de ensino que selecionam os bolsistas e realizam o processo de admissão e concessão das bolsas. Para se candidatar a uma bolsa Lemann Fellowship, é preciso primeiro ser admitido em uma das universidades que participam do programa e, posteriormente, participar do processo interno utilizado pela instituição de ensino para selecionar os alunos que irão receber o incentivo.
Inscrições: variam de acordo com a universidade
Mais informações: www.fundacaolemann.org.br

Global Scholarship Alliance
Oferece programas de bolsa de estudos para os enfermeiros internacionais que combinam as bolsas de estudo em universidades americanas com treinamento prático e restrito emprego no campus da Universidade de filiados a instituições de saúde.
Inscrições: não há data limite
Mais informações: http://globalscholarship.net/fn/

Instituto Ling
Oferece bolsas de mestrado e pós exclusivamente para alunos brasileiros já aprovados em universidade de primeira linha no exterior.
Inscrições: até 9 de maio
Resultado final: 4 de agosto
Mais informações: www.institutoling.org.br

Laspau
São 500 bolsas de estudos de doutorado pleno para brasileiros nas universidades dos Estados Unidos. O processo seletivo será conduzido pela Laspau, organização sem fins lucrativos afiliada à Harvard University. As bolsas, para início do curso em 2015, fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras e são voltadas para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Inscrições: até 1º de setembro
Mais informações: www.laspau.harvard.edu/pt-br

Santander Universidades
Oferece bolsas que variam de acordo com o destino do estudante. O prazo de inscrições também muda.

Confira abaixo os cursos e prazo para inscrições:
Inscrições: até 11 de maio
Bolsas Ibero-Americanas: serão contemplados 1060 universitários, com bolsas equivalentes a 3 mil euros cada. O curso no exterior pode ter duração de até um semestre em uma das universidades conveniadas nos países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal.

Inscrições: até 18 de maio
Bolsas Luso-Brasileiras: dedicada exclusivamente aos alunos de graduação de universidades públicas. Neste ano, serão 170 universitários que receberão bolsas equivalentes a 3,3 mil euros para um curso de até um semestre em Portugal.

Inscrições: até 25 de maio
Bolsas Top España: o programa contempla três semanas do curso de idioma e cultura espanhola, passagens aéreas, hospedagem e alimentação na Universidad de Salamanca, uma das mais antigas e tradicionais da Europa.

Inscrições: até 25 de maio
Bolsas Top China: os destinos são Shanghai e Pequim, os contemplados poderão fazer um curso de três semanas, com conteúdo programático em inglês e uma intensa imersão na cultura chinesa, inclusive com passeios culturais inclusos, além dos custos de transporte, hospedagem, conteúdo e materiais acadêmicos e alimentação.

Mais informações: www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão promete ajuda constante de 32 biliões de dólares para África

Next Article

Confira fotos impressionantes das 'luzes vulcânicas' do Sakurajima

Related Posts