Kimono Design: releitura e criação de Sueko Oshimoto – 07/mar

Evento gratuito.

Kimono Design: releitura e criação de Sueko Oshimoto

 

Desfile e palestra desvendam a arte de criar e vestir o quimono

A Fundação Japão realiza um evento dedicado ao quimono, convidando a Sueko Oshimoto para uma palestra e desfile no dia 7 de março de 2013 (quinta-feira), às 19 horas, no Grande Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em São Paulo. O evento gratuito conta com o apoio do MASP, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Top Look, e terá tradução simultânea do japonês para o português.

A programação do evento único, com palestra, desfile e uma demonstração do ritual de vestir o quimono, desvenda amplamente a arte de criar e trajar uma vestimenta repleta de tradições. E o mais esperado, Sueko Oshimoto apresentará desmembramentos que apontam inovações no design e inserção do quimono no mundo da moda e da alta costura.

Sueko Oshimoto é figurinista e stylist de quimono e se dedica à divulgação da cultura do quimono nos Estados Unidos desde 1999. Com o lema de que a visão do quimono é a visão de sua vida, atua neste trabalho desde 1992,  quando recebe qualificação para modelar, vestir e ensinar a técnica da vestimenta que sempre a fascinou. A partir da percepção de que o quimono ainda é conhecido como uma moda antiga ou vestimenta de época, Oshimoto passa a criar novos modelos, conservando a beleza da técnica tradicional de confecção, mas trabalhando ideias inovadoras com estilistas e artistas para conduzir o quimono para uma nova era. “Kimono is wearing art”, sintetiza Oshimoto.

 

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

 

O quimono

Vestimenta conhecida no Ocidente como trajes tradicionais de gueixas e samurais, hoje o quimono é visto como uma arte usável por uma nova geração de designers, que além de mostrar que a peça é confortável de se vestir, transmite seu significado cultural e espiritual.

Diferente das roupas ocidentais que evidenciam as linhas do corpo, o quimono ressalta a beleza nos seus detalhes, como o corte, o tecido, as cores e a padronagem, além de considerar o seu uso de acordo com a estação do ano, tipo de evento, ou idade de quem o veste. E a variação na forma de amarrar a faixa obi, a diversidade nos acessórios para cabelos e sandálias zori complementam as ilimitadas possibilidades de criação no conjunto que compõe o quimono.

 

Sueko Oshimoto

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Stylist de quimono e figurinista, Sueko Oshimoto nasceu em Okinawa, no Sul do Japão, mas atualmente vive e trabalha em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde fundou a sua agência Kimono Suehiro em 2008.

Em 1992 recebe a certificação da Yamano-ryu Beauty School e inicia sua carreira profissional, mudando-se para os Estados Unidos em 1999. No ano de 2005, torna-se diretora executiva da Yamano-ryu Kimono Dressing School, ensinando kimono styling em Los Angeles e Las Vegas. Hoje conta com 24 kimono stylists formadas para atuar como suas assistentes em todo o território americano.

Atua como jurada na Divisão de Kimono Styling da National Art Festival que acontece anualmente em Tóquio, Japão.  Oshimoto também realiza styling para revistas como VOGUE e para convidados especiais da Academia de Prêmios do Grammy.

Como figurinista trabalhou em filmes como “Lost Samurai” (2010) de Yuta Okamura, “Swordsman” (2012) de Marcus Sun, em peças de teatro como “Utsutsu” e em comerciais de TV, videoclipes e produções de moda. Criou o quimono para a Miss Ásia EUA 2011 e para o ator George Takei (oficial Hikaru Sulu na série televisiva Star Trek, nos anos 60.)

Trabalhou em ensaios do fotógrafo de moda David Lachapelle, como hair designer. Em 2011, co-produziu o desfile “Grand Vista”, no centro de Los Angeles, onde desenvolveu 20 quimonos artesanalmente para dançarinas e modelos. Sua linha de criações recebeu destaque no portal do Yahoo americano e na L.A. Fashion Week.

O evento faz parte do Mês da Cultura Japonesa em São Paulo “Tradição é Vanguarda: Encontro com um Japão Reerguido”, organizado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Fundação Japão.

Serviço

Kimono Design: releitura e criação de Sueko Oshimoto

Palestra e desfile
Data: dia 7 de março de 2013(quinta-feira), às 19h
Tradução simultânea japonês-português

Evento gratuito

Para participar será necessário retirar senha a partir das 18h no dia do evento, no MASP.

Local: Grande Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista 1578 – Bela Vista
Tel.: (11) 3251-5644

Capacidade: 374 lugares

Realização
Fundação Japão em São Paulo

Apoio
Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand (MASP)
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Top Look

Sites
Fundação Japão – www.fjsp.org.br

Suehiro Kimono –  www.suehiro-kimono.com

MASP – http://masp.art.br/

Consulado Geral do Japão – www.sp.br.emb-japan.go.jp/

Top Look – www.toplook.com.br/


Fundação Japão em São Paulo

Tel.: (11) 3141-0110
Email: [email protected]
Site: www.fjsp.org.br

Assessoria de imprensa:
Erico Marmiroli
Tel.: (11) 9 9372-7774 / 3205-0656
E-mail: [email protected]

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Terremoto de 4,8 graus sacode prefeitura de Chiba

Next Article

Honda acelera novos lançamentos na Malásia

Related Posts