Mostra de filmes do diretor Mikio Naruse termina nesta segunda (9) no RJ

A mostra traz 13 filmes do conceituado diretor japonês Mikio Naruse, trazidas especialmente de Tóquio para o evento que já passou por 5 capitais brasileiras e encerrará em São Paulo.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

A Fundação Japão, em parceria com escritórios Consulares do Japão em diversas capitais do país, está promovendo a Mostra de Cinema Japonês – Retrospectiva Mikio Naruse.

A mostra traz 13 filmes do conceituado diretor japonês Mikio Naruse, trazidas especialmente de Tóquio para este evento. Todas as obras são exibidas a partir de cópias em 35 mm, com legendas em português. É, sem dúvida, uma rara oportunidade aos amantes do cinema de conhecer ou rever alguns dos principais clássicos do cinema japonês.

Depois de estrear no Recife, em julho deste ano, a mostra já passou por Salvador, Belém, Curitiba e Brasília, e atualmente encontra-se no Rio de Janeiro, onde termina sua apresentação nesta segunda-feira (9), seguindo depois para a capital paulista em janeiro ou fevereiro de 2014 (sem data confirmada). São Paulo é a cidade onde será encerrada a mostra itinerante no Brasil.

Sobre Mikio Naruse
Ao lado de grandes nomes do cinema mundial, Mikio Naruse (1905 -1969) é considerado um dos mais importantes cineastas japoneses. Diretor, produtor e roteirista, é responsável por 89 filmes com enfoque nos problemas sociais que vivenciava ao longo de sua vida. O primeiro deles, ainda na década de 30, fez parte da última fase do cinema mudo.

Até 1967, ano de sua última produção, Naruse teve seus roteiros focados em dramas de relações interfamiliares e no choque entre o Japão antigo e o moderno. Suas protagonistas, geralmente mulheres, trilhavam roteiros simples, com poucos diálogos e produções de baixo custo, atraindo o público à sutileza de seus olhares, gestos e movimentos.

Na programação, clássicos como Vida de Casado (Meshi / めし, 1951), Mamãe (Okaasan / おかあさん, 1952), Nuvens Flutuantes (Ukigumo / 浮雲, 1955) e Quando a Mulher Sobe a Escada (Onna ga kaidan wo agaru toki / 女が階段を上る時, 1960).

Serviço
No Rio de Janeiro
Mostra de Cinema Japonês – Retrospectiva Mikio Naruse
Data: de 27 de novembro a 9 de dezembro de 2013
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ

Mais informações
Tel: (21) 3808-2020
E-mail: [email protected]

Em São Paulo – SP
Fevereiro de 2014 (data e local a confirmar)

Informações:
Fundação Japão em São Paulo
Tel.: (11) 3141-0110
E-mail: [email protected]

Uma realização da Fundação Japão

O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares
Previous Article

Exposição ‘Japão: O Reino dos Personagens’ chega ao Rio neste mês

Next Article

Quase 4 milhões de pessoas ainda vivem em abrigos após tufão nas Filipinas

Related Posts