Artista Shima apresenta a performance “Diálogos” na Galeria Mezanino

Ação performática fala sobre sobre amizade, experiências, repertórios, memórias, presença, desejos, falhas e medos

O performer e artista plástico nikkei Shima apresenta a performance “Diálogos”, a partir das 15h, na Galeria Mezanino, na Liberdade, em São Paulo. O evento é gratuito e parte integrante da programação da mostra coletiva “Performances da Memória”, com os artistas plásticos Danielle Noronha, Emídio Contente, Léo Sombra, Monica Toledo, Sergio Kal e Sérgio Lucena, que segue aberta a visitação até o dia 24 de janeiro de 2014 (sexta-feira) no espaço.

 

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

 

A exposição é resultado de uma reflexão sobre a lembrança a partir das práticas artísticas que começou pelo lançamento, ocorrido na galeria, do livro homônimo editado pela artista Monica Toledo.

A performance “Diálogos” (2010-2014) é um trabalho sobre amizade, experiências, repertórios, memórias, presença, desejos, falhas e medos. É o desafio da auto-exposição e um exercício de sensibilidade para perceber a própria existência. Dois celulares, uma câmera de vídeo. Uma conversa livre gravada sem parar, sobre tempo, realidades e histórias. Como compartilhar experiências e como manter o momento vivo?

Um coquetel é servido uma hora antes da projeção de vídeo (30 minutos). Durante a exibição, duas cadeiras são colocadas próximas à tela, onde o performer senta-se em uma das cadeiras, colocando o seu casaco sobre outra cadeira. O vídeo é projetado e o público assiste ao filme (veja aqui).

 

Marcio Shimabukuro (aka Shima)
Nasceu em 1978 em São Paulo, vive e trabalha em Belo Horizonte (MG). Graduou-se em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 2001. Realizou diversas individuais, tais como “Você está aqui” (2009), no Atelie Subetrrânea, em Porto Alegre; “Ilhas & Outros Habitats” (2008), na Galeria Deco, em São Paulo e “Isolamento” (2008), na Casa/Na/Cidade, em Campinas (SP). Recebeu prêmios como Melhor Curta, no I Frankenstein Filmfest, na Alemanha, pelo filme “Third Person” e Menção Honrosa no IX FestCine, em Goiânia. Fez diversas residências artísticas como Intercâmbio Cultural (2008-2009), em Okinawa (Japão), Country Project (2007-2008), no European Ceramic Workcentre, na Holanda; Artis-in-Residence (2010), no Les Halles de Schaerbeek & Momentum, na Bélgica e Concessão da Pampulha (2010-2011), no Museu da Pampulha (BH). Participou de exposições coletivas na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Portugal, República Tcheca e Venezuela.

Crédito: Reprodução vídeo

Legenda: Trecho do vídeo em que Shima dialoga com Jakub Falkowski

 

SERVIÇO RÅPIDO
Mostra “Performances da Memória”, com Danielle Noronha, Emidio Contente, Léo Sombra, Monica Toledo, Sergio Kal e Sérgio Lucena

O quê: pinturas l fotografias l desenhos l aquarela l vídeo (16 obras)

Performance com artista Shima: “Diálogos” no dia 18/jan/2014, às 15h

Período: prorrogada até 24/jan/2014 (terça à sexta, 14h-20h e sáb, 11h-18h)

Local: Galeria Mezanino – rua da glória, 279 l cj 61 l liberdade l são paulo

Tel: 11 3436.6306

Quanto: grátis

Classificação: livre

Website: www.galeriamezanino.com

 

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Índice chave da economia do Japão atinge nível mais alto em cinco anos

Next Article

Tepco deve adotar medidas contra elevação do nível de radiação em Fukushima Daiichi

Related Posts