Human Connection Project: diferentes visões da cultura japonesa contemporânea

No próximo dia 13 de dezembro, será possível conhecer o resultado de uma extensa pesquisa realizada por universidades de todo o país.

Apresentação dos vídeos participantes e workshop com idealizador da metodologia são destaques do projeto

 

No próximo dia 13 de dezembro, será possível conhecer o resultado de uma extensa pesquisa realizada por universidades de todo o país. Trata-se do Human Connection Project, um projeto inovador e interdisciplinar, que compartilha uma nova metodologia de apresentação do conhecimento em desenvolvimento na Universidade de Harvard.

Os participantes criaram, ao longo de um ano, vídeos com até cinco minutos de duração, contendo imagens e sons previamente fornecidos. Os roteiros, criados livremente, têm um objetivo em comum: destacar as diferentes formas de olhar e sentir os temas da cultura japonesa.
O desafio é incluir, em algum momento do vídeo, as imagens pré-definidas, estabelecendo relação entre elas. Isso porque, aparentemente, as imagens não parecem estar conectadas. A ligação entre elas depende da pesquisa e criatividade de cada participante.

De acordo com Cecília Saito, coordenadora do projeto, o Human Connection Project é organizado a partir de parcerias entre pesquisas, relacionando imagens da cultura tradicional japonesa – do período Edo – em conexão com outros temas, inclusive os da cultura contemporânea japonesa, como o hikikomori.
“A metodologia do professor Kuriyama procura apresentar o conhecimento de forma dinâmica para uma audiência do século XXI, saturada de informações e sem tempo para assimilá-las.”
Após as apresentações, cinco vídeos serão selecionados por uma banca especialmente convidada e ficarão disponíveis no website do professor Shigehisa Kuriyama, PhD do Reischauer Institute, na Universidade de Harvard, idealizador do projeto.

O professor Kuriyama, que vem ao Brasil especialmente para o evento, ministrará dois workshops sobre sua metodologia, com tradução consecutiva. Nas apresentações, entrelaçará assuntos interculturais de relevância com a sua área de pesquisa e também com a cultura japonesa de um modo geral.

 

Haverá, também, uma apresentação de dança dos alunos da Profa. Dra. Gilsamara Moura, da UFBA, na ECA/USP.

O evento, que tem o apoio da Fundação Japão, Museu da Imagem e do Som (MIS), Editora Intermeios, CTR/ECA/USP e CEO/PUC-SP, acontece em duas edições. A primeira, na ECA/USP, no Departamento de Cinema, Rádio e TV, a partir das 9h; e depois no MIS – Museu da Imagem e do Som, a partir das 18h.

Para participar, basta retirar senha meia hora antes do evento, no local. A entrada é gratuita e aberta ao público. Mais informações e programação no site: http://www.huconproject.com.br/

 

O projeto

O Human Connection Project surgiu a convite do prof. Shigehisa Kuriyama, como desdobramento do projeto de pós-doutorado da Profa. Dra. Cecilia Noriko Ito Saito (PUC-SP/FAPESP), coordenadora-geral, supervisionado pela Profa. Dra. Christine Greiner.

Segundo Cecília Saito, o desafio foi levado pelos professores convidados para estudo junto a seus alunos de graduação e pós-graduação, que foram então incumbidos de desenvolver o vídeo.

“Durante um ano, as onze universidades convidadas, de várias partes do Brasil, pesquisaram essas imagens e organizaram os seus vídeos, que serão exibidos durante o evento. Uma banca julgadora constituída por especialistas na área selecionará os cinco vídeos que mais se aproximarem da proposta do professor Kuriyama.”

Participam do projeto professores da Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além de uma videoartista e uma equipe de produção.

 

Professor Shigehisa Kuriyama

Shigehisa Kuriyama (Foto: FJSP)
Foto: reprodução

Desde que ingressou na Universidade de Harvard, em 2005, o professor Kuriyama vem se destacando pelo estudo das novas metodologias de comunicação científica, utilizando o uso criativo das tecnologias digitais.

Por conta de suas pesquisas, tem sido convidado para ministrar inúmeros workshops nas principais universidades do mundo.

Nestas oportunidades, o professor, que é um dos maiores especialistas do mundo em estudos interculturais japoneses, explora questões filosóficas amplas voltadas aos estudos comparativos da medicina no Japão, China e Europa, tais como o ser e o tempo, representação e realidade ou saber e sentir.

 

SERVIÇO

Human Connection Project

Data: 13 de dezembro de 2013

Horário: 9 h
Local:
ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes
CTR – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão
Av. Prof°. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Prédio 4
Cidade Universitária, São Paulo, SP
Tel. (11) 3091-4332/3091-4020

Horário: 18 h
Local:
MIS – Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158
Jardim Europa, São Paulo, SP
Tel. (11) 2117-4777

Retirar senha meia hora antes do evento, no local. 
Entrada gratuita.

 

Apoio:
Fundação Japão em São Paulo
MIS – Museu da Imagem e do Som
Editora Intermeios
CTR/ECA/USP
CEO/PUC-SP

 


FJSP - logo


Fundação Japão em São Paulo

Tel.: (11) 3141-0110 / 3141-0843
Email: [email protected]
Site: www.fjsp.org.br

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão planeja reforçar defesa de ilhas remotas no sudoeste do país

Next Article

Justiça da Índia mantém lei que criminaliza relações homossexuais

Related Posts