Exposição de fotografias do japonês Eikoh Hosoe é atração no Sesc Consolação

As obras de Eikoh Hosoe já foram expostas ao redor do mundo, e muitos delas fazem parte do acervo de museus de vários países.

Apresentada pela primeira vez ao público brasileiro, a exposição Eikoh Hosoe – Corpos de Imagens é composta por uma série de imagens do fotógrafo japonês Eikoh Hosoe. As obras, que têm como inspiração e modelos as figuras do escritor Yukio Mishima e os dançarinos criadores do Butô, Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, mostram uma composição na qual tradição e contemporaneidade se misturam. Com entrada gratuita, a exposição está sendo uma das principais atrações do Sesc Consolação, em São Paulo.

 

Exposição 'Eikoh Hosoe - Corpos de Imagens' (Foto: Divulgação)
As obras de Eikoh Hosoe já foram expostas ao redor do mundo, e muitos delas fazem parte do acervo de museus de vários países (Foto: Divulgação)

 

Eikoh Hosoe iniciou sua carreira nos anos 1950 no Japão, durante o movimento de arte experimental do pós Segunda Guerra, e se tornou conhecido por suas imagens de forte carga psicológica, que exploram temas como a morte, a irracionalidade e o erotismo obsessivo. Dono de um estilo singular, a criação de suas obras une diferentes formas de arte, combinando a fotografia com o teatro, a dança, a performance, bem como a arte japonesa tradicional. As diversas séries de trabalhos que produziu ao longo de sua carreira o consolidam como um dos pioneiros da fotografia japonesa.

Com um trabalho intensamente expressionista, que mescla desejos e memórias íntimas com a realidade objetiva, suas fotografias em preto e branco em alto-contraste (gráficas) retratam um misterioso mundo interior, composto por metáforas, símbolos e mitologias para criar um universo ao mesmo tempo sensual e perturbador. Sua obra já foi exposta ao redor do mundo, e muitos de seus trabalhos fazem parte do acervo de museus de vários países, entre eles: Museum of Modern Art de Nova York, Art Institute of Chicago, Metropolitan Museum of Photography de Tokyo, Padiglione d’Arte Contemporanea de Milão e Musée d’art moderne de Paris.

A mostra Corpos de Imagens traz seis séries desenvolvidas pelo fotógrafo de 1959 a 2010. Entre elas, estão as criadas em colaboração com algumas das figuras mais célebres do Japão do pós-guerra – o conturbado escritor Yukio Mishima e os dançarinos fundadores do Butô, Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno –  e seu mais recente trabalho, Un Homme Rodin (2010), composta por uma coletânea de “retratos” das esculturas do famoso escultor francês, August Rodin, registradas no Museu Rodin de Paris.

 

SERVIÇO

Eikoh Hosoe – Corpos de Imagens

Data: De 26 de fevereiro a 3 de maio

Local: Sesc Consolação – Espaço de Convivência
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo, SP

Informações: (11) 3234-0000

Entrada: Evento gratuito

Apoio:
Fundação Japão em São Paulo

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão realizará estudos ambientais em base dos EUA em Okinawa

Next Article

Dólar cai ante iene em Tóquio, com aversão ao risco antes do referendo na Crimeia

Related Posts