Aprendendo a se proteger de terremotos no Japão

Aprendendo as medidas básicas de segurança a serem tomadas em ocorrência de terremotos.

Do Mundo-Nipo com o Órgão CIATE

As junções de placas tectônicas sobre as quais o Japão está assentado favorecem a ocorrência de terremotos. Estas placas recobrem toda a superfície terrestre e movimentam-se com o passar do tempo. Essa movimentação dá origem a terremotos e vulcões nas regiões próximas às fendas. Terremotos ocorrem com mais frequência do que imaginamos, pois a maior parte não é perceptível.

 

Placas tectonicas japao imagem AMJ
Placas tectônicas ao redor do Japão (Imagem: Agência Meteorológica do Japão)

 

Uma maneira de enfrentar esses abalos é estocando água e mantimentos, fazendo treinamentos preventivos, verificando os refúgios de emergência mais próximos de casa ou do trabalho.

Dependendo da intensidade do tremor, as construções podem sofrer sérios danos estruturais. Nestes casos, deve-se buscar abrigo num dos refúgios de emergência mais próximos à sua casa ou local de trabalho. Verifique previamente a localização desses refúgios e repasse essa informação para a sua família.

É muito difícil manter a calma durante um forte tremor. Veja a seguir alguns cuidados básicos que você deve tomar para sua maior segurança.

 

Kit terremoto 001 foto duvulgacao jp
É importante ter sempre, ao menos, um Kit terremoto guardado em casa para levar quando houver a necessidade de sair em casos de emergência (Foto divulgação de loja japonesa)

 

Cuidados com a segurança dentro de casa

Ao sentir os primeiros tremores, afaste-se de móveis que podem tombar e abrigue-se debaixo de uma mesa que seja resistente.

Se possível, abra a porta para assegurar uma rota de fuga. Dependendo da intensidade do tremor, se a resistência empenar-se, a porta provavelmente não irá se abrir.

Ao sair, muita atenção com objetos que podem cair: vidros de janelas, telhas, etc.

Não saia de casa com os pés descalços. É recomendável calçar sapatos ou sandálias de solado groso e “JAMAIS” use elevadores.

 

Dirigindo um veículo

Ao perceber o terremoto, conduza seu veículo cuidadosamente ao acostamento.

Pare o veículo e procure obter informações mais detalhadas através do rádio ou da TV.

Se for necessário abandonar o veículo e procurar um refúgio de emergência, não tranque o automóvel e deixe as chaves no contato.

 

Prevenindo incêndios

Se estiver cozinhando, apague o fogo ao sentir os primeiros tremores. Se o tremor for muito forte, trate de proteger sua integridade física. Assim que possível, apague o fogo, e não se esqueça de fechar o registro de gás.

Retire “imediatamente” da tomada os aparelhos eletrodomésticos. Ao procurar abrigo, desligue a chave geral de energia elétrica.

 

Dentro de um ônibus ou trem

Ao andar de ônibus ou trem, segure nas barras e nas argolas de segurança. Numa freada de emergência estes podem ajudar a prevenir ferimentos.

Se for necessário abandonar o veículo, siga as instruções dos condutores. É perigoso sair desordenadamente de ônibus, vagões de trem, etc.

 

Em lojas de departamentos, supermercados, centros comerciais subterrâneos

Ao sentir os primeiros tremores, afaste-se de vitrines e prateleiras altas. Siga as instruções dos empregados e não se afobe para procurar as saídas de emergência.

Se um incêndio ocorrer nas galerias subterrâneas, proteja o nariz e a boca com um lenço e busque a saída orientando-se pelas paredes, mantendo-se sempre abaixado – jamais use elevadores em situações de emergência.

 

Andando na rua

Ao sentir tremores, procure se afastar de muros e residências, pois pode haver risco de desabamento de muros ou queda de telhas.

Proteja sua cabeça com uma veste, bolsa ou valise de mão. Refugie-se em algum local aberto, como praças ou terrenos baldios.

 

Indo para os abrigos de emergência

Vá para os abrigos de emergência andando, evite usar carro ou qualquer outro veículo motorizado. Proteja sua cabeça com capacete ou alguma touca protetora. Se possível, use vestes apropriadas para fazer esforços físicos.

É importante ter as mãos livres para eventos inesperados. Ao levar seus pertences, utilize mochilas contendo material básicos para emergências, de preferência, leve o kit terremoto.

 

Adquirindo informações corretas

Em situações de emergência é muito importante obter informações corretas. Fique atento às transmissões de rádio e TV. Não dê ouvidos a boatos.

Fique atento aos boletins divulgados pela Defesa Civil.

Evite telefonar desnecessariamente. As linhas devem permanecer abertas para as trocas de informações entre órgãos da Defesa Civil. Em especial, evite telefonar para a Defesa Civil, pois prejudica os trabalhos de resgate e a coordenação de ações em geral.

 

Centro de informação e Apoio ao trabalhador no Exterior

CIATE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização do Órgão CIATE.

Total
0
Shares
Previous Article

Líderes asiáticos parabenizam Obama pela vitória nas eleições

Next Article

Terremoto de 5,5 graus sacode nordeste do Japão

Related Posts