Consulado Itinerante estará em Ota no dia 23

O Consulado Itinerante estará na cidade de Ota, província de Gunma, no próximo dia 23 de novembro (sábado), a partir das 9h.

Do Mundo-Nipo

O Consulado Itinerante estará na cidade de Ota, província de Gunma, no próximo dia 23 de novembro (sábado), a partir das 9h. O local onde ocorrerá o Itinerante será na Escola Paralelo Ryuumai-cho 2743 (群馬県太田市龍舞町2743番地) .

Além dos serviços consulares, os brasileiros poderão assistir a diversas palestras (veja programação abaixo) e usufruir de atendimento psicológico e trabalhista, além de curso gratuito de criação de sites e-commerce. Veja como fazer sua inscrição nos cursos aqui.

A fim de agilizar o atendimento, aqueles que não estiverem com toda a documentação completa a ser apresentada não poderão retirar as senhas. Não será possível retirar senhas em nome de terceiros. Elas só serão entregues para as pessoas a serem atendidas.

As senhas para atendimento serão distribuídas das 8h30 às 13h, e o início da chamada ocorrerá a partir das 9h30, logo após a abertura do ciclo de palestras.

Para facilitar o atendimento, os interessados deverão pagar a taxa consular correspondente aos serviços solicitados antecipadamente – o que pode ser feito nos Correios ou no Banco do Brasil – e levar os formulários devidamente preenchidos com os documentos (originais e cópias) necessários. O Banco do Brasil também poderá receber as taxas no local.

Enquanto esperam a chamada de suas senhas, os brasileiros poderão assistir a palestras sobre bolsa de estudo, segurança comunitária, saúde, curso na montadora Toyota, atividades em prol da comunidade, dentre outros temas.

A partir das 9h20 começa a assistência psicológica e as orientações sobre direitos trabalhistas no Japão. Em salas separadas ocorrerão os cursos gratuitos somente para os inscritos. Há limite de vagas. Veja aqui.

Diferentemente dos Postos de Coleta realizados em 2012, os Consulados Itinerantes permitem processar e emitir alguns documentos no mesmo dia do atendimento, tais como atestados, procurações, certidões, autenticações, dentre outros.

O Banco do Brasil estará presente, prestando informações gerais sobre seus produtos e serviços, e recebendo as solicitações dos mesmos.

ATENÇÃO

– As senhas serão distribuídas somente até as 13h. Depois deste horário, o Itinerante só funciona para o atendimento daqueles que retiraram a senha.

– Ao se dirigir ao Consulado Itinerante em Ota, favor verificar os valores das taxas consulares.Clique aqui e confira.

– Aos que pretendem solicitar retirada de documentos (atestados, procurações, etc.), o processamento será mais rápido se o interessado preencher os formulários e enviar a documentação exigida antecipadamente ao Consulado. Não será possível retirar documentos sem o envio dos dados e da documentação necessária.

– Os passaportes serão enviados dentro do prazo de 30 dias. Qualquer incorreção resultará em pagamento de um novo passaporte. Pedimos atenção no preenchimento do formulário de solicitação do passaporte.

 

Veja a programação do ciclo de palestras e dos atendimentos psicológico e trabalhista:

PROGRAMAÇÃO

9h00 às 9h10: Abertura do Consulado Itinerante pelo Cônsul Marco Farani.

9h10 às 9h15: Apresentação dos instrutores dos cursos.

9h15 às 9h20: Palavras da psicóloga Carla Barros.

9h20: Início dos atendimentos psicológicos.

9h20 às 9h25: Palavras da Vanessa Handa, do Espaço do Trabalhador Brasileiro.

9h25: Início dos atendimentos trabalhistas.

9h25 às 9h30: Palavras sobre o curso de mecânica da Toyota, pelo instrutor Valdemar Yamada.

9h30: Início dos atendimentos sobre o curso de mecânica da Toyota.

9h30 às 9h40: Palestra sobre planejamento financeiro familiar, por Claudenir da Silva Oliveira, Gerente das agências Nagoya, Hamamatsu e Gunma do Banco do Brasil.

9h40 às 9h50: Palestra sobre bolsa de estudos, pela presidente da NPO Sabja, Ana Elisa.

9h50 às 10h: Palestra do Diretor Executivo da Associação Internacional de Ota, Yoshimi Kubota.

10h às 10h10: Palestra da Polícia de Ota.

10h10: Encerramento do ciclo de palestras. Prossegue o atendimento.

 

ATENDIMENTO CONSULAR

Confira a lista abaixo:

– Alistamento militar, alistamento eleitoral, atestado de antecedentes criminais, autenticação de cópias, autenticação de documentos escolares, autorização de viagem de menor, bitributação, CPF, FGTS, legalização de documentos e reconhecimento de firma: [email protected] .

– Atestado de nacionalidade, atestado de residência, atestado de vida, declaração consular de estado civil, emancipação, escritura pública de declaração de união estável e procuração pública:[email protected] .

Registro de casamento, registro de nascimento, registro de óbito: [email protected] .

Verifique com atenção a lista de documentos requeridos para cada serviço:

– PASSAPORTE

– Para maior de 18 anos

– Para menor de 18 anos

ATENÇÃO: O prazo de processamento dos passaportes solicitados no Consulado Itinerante é de, no máximo, 30 diasO passaporte não será emitido no mesmo dia, assim como o título de eleitor e o certificado de alistamento militar. Os pedidos serão coletados e processados na sede do Consulado em Tóquio.

– ALISTAMENTO MILITAR

– ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS

– ATESTADO DE RESIDÊNCIA

– ATESTADO DE VIDA

– AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS

– AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM DO MENOR DE IDADE

– REGISTRO DE CASAMENTO

– AGENDAMENTO DE CASAMENTO NO CONSULADO

– CPF

– DECLARAÇÃO DE ESTADO CIVIL

– EMANCIPAÇÃO

– UNIÃO ESTÁVEL

– FGTS

– AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES

– BITRIBUTAÇÃO

– LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

– RECONHECIMENTO DE FIRMA

– REGISTRO DE NASCIMENTO

– REGISTRO DE ÓBITO

– PROCURAÇÃO PÚBLICA

– REVOGAÇÃO DE PROCURAÇÃO PÚBLICA

– SEGUNDA VIA DE CERTIDÕES CONSULARES

– SEGUNDA VIA DE PROCURAÇÃO

– TÍTULO DE ELEITOR

Com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade aos serviços consulares, outros cincoConsulados Itinerantes serão realizados até o fim do ano.

 

As informações são do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio – Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 12º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Next Article

Polícia encontra 80 kg de cocaína na costa leste do Japão

Related Posts