Kane, a pessoa mais velha do mundo, faz 119 anos de idade

A japonesa “super centenária” ainda possui bom uso de suas faculdades mentais. Ela gosta de jogos matemáticos, chocolate e refrigerante.
Kane Tanaka em setembro de 2021 Foto Cortesia Prefeitura de Fukuoka 900x600 1
©Cortesia da Prefeitura de Fukuoka

A simpática japonesa Kane Tanaka, que detém o título de pessoa viva mais velha do mundo, celebrou ontem (2) seu 119º aniversário de vida junto aos familiares e funcionários na casa de repouso onde vive, em Fukuoka, no sudoeste do Japão, informou o site Kyodo News, da agência de notícias Kyodo.

Nascida em 2 de janeiro de 1903, na província de Fukuoka, Kane passou por cinco eras do Japão (Meiji, Taisho, Showa e Heisei) além da atual, a era Reiwa. Segundo disseram membros da família, Kane espera viver até os 120 anos como uma meta imediata.

Pessoas notáveis ​​nascidas em 1903 incluem o romancista britânico George Orwell, o diretor de cinema Yasujiro Ozu e o poeta japonês Misuzu Kaneko.

Em março de 2019, o Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records) reconheceu Kane Tanaka como a pessoa viva mais velha do mundo. Na época, Kane tinha 116 anos e dois meses de idade.

A simpática centenária também bateu o recorde de idade como pessoa viva mais velha de todos os tempos no Japão quando fez 117 anos e 261 dias de idade.

Residindo em uma casa de repouso em Fukuoka, Kane interage com a equipe por meio de gestos e muitas vezes se desafia resolvendo quebra-cabeças numéricos. Ela gosta de chocolate e refrigerante.

Quando a centenária recebeu flores no Dia do Respeito aos Idosos, em setembro passado, pelo governador de Fukuoka, Seitaro Hattori, ela expressou sua felicidade fazendo um sinal de paz com os dedos.

Kane Tanaka em setembro de 2021 Foto Cortesia Prefeitura de Fukuoka 900x600 1
Kane Tanaka recebeu flores do prefeito de Fukuoka em setembro de 2021, na ocasião do Dia do Respeito aos Idosos. Ela pousou para fotos fazendo o sinal de paz com os dedos | ©Cortesia da Prefeitura de Fukuoka / Kyodo

Tanaka, a sétima de nove irmãos, se casou quando tinha 19 anos. Ela sustentou sua família com uma loja de macarrão quando seu marido e filho mais velho foram lutar na Segunda Guerra Sino-Japonesa, que começou em 1937.

“Eu gostaria de parabenizá-la pessoalmente em breve”, disse o Eiji Tanaka, de 62 anos, neto de Kane. “Espero que ela permaneça saudável e se divirta todos os dias à medida que envelhece”.

5 eras imperiais e 2 bombardeios atômicos

Esta super centenária nasceu no ano em que os irmãos Wright realizaram o seu primeiro voo de avião bem-sucedido, e testemunhou a sucessão de cinco eras imperiais no Japão: Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa.

Além disso, a anciã vivenciou duas guerras mundiais, bem como os horrores de duas bombas atômicas.

Construção familiar e profissional

Sétima de nove irmãos, Kane casou aos 19 anos e geriu o restaurante de noodles da família quando o marido e o filho mais velho foram lutar na Segunda Guerra Sino-Japonesa, que começou em 1937. Quando o marido regressou, ambos se converteram ao cristianismo e passaram a gerir um restaurante de arroz.

Kane Tanaka em 1923 por volta dos 20 anos de idade Foto Media Commons
Kane Tanaka em 1923, aos 20 anos de idade | ©Media Commons

A simpática idosa tem cinco netos e oito bisnetos, segundo relatos da família ao Guinness na ocasião em que foi reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo.

Longevidade japonesa

O Japão é detentor de vários recordes relativos à longevidade, incluindo a maior expectativa de vida do mundo entre as mulheres, média de 87,7 anos, e a maior população de centenários do planeta. Em setembro do ano passado, o país registrou a incrível marca de 86,5 mil cidadãos com cem anos ou mais de idade.

O homem que chegou à idade mais avançada no planeta foi o japonês Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.

Já entre as mulheres, o recorde de pessoa viva mais velha do mundo é da francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997, aos 122 anos e 164 dias.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article
Ano Novo com queima de fogos em Toquio 2022 Foto Reproducao YouTube 900x550 1

Já é Ano Novo no Japão e Tóquio transmite queima de fogos ao vivo

Next Article
Tigre de bengala no Nasu Safari Park Foto Twitter Nasu Safari Park

Tigre ataca três tratadores em parque safári no leste Japão

Related Posts