Mulher mais velha do mundo completa 116 anos em Osaka

A japonesa Misao Okawa, que é a “pessoa viva“ mais velha do mundo, celebrou seu 116ª aniversário numa casa de repouso em Osaka.

Do Mundo-Nipo

Misao Okawa, uma japonesa que é creditada ser a pessoa mais velha do mundo, completou 116 nesta quarta-feira (5) em uma casa de repouso em Osaka, no centro-oeste do Japão.

 

Misao Okawa (Foto: Kyodo)
Okawa estava vestida com um quimono estampado com flores de cerejeiras e uma flor vermelha adornando o cabelo (Foto: Kyodo)

 

Okawa estava vestida com um quimono estampado com flores de cerejeiras e uma flor vermelha adornando o cabelo. Durante a pequena festa na casa de repouso onde vive, Okawa recebeu flores e ganhou um bolo decorado com “116” em velas. Após comer o primeiro pedaço, Okawa pronunciou: “delicioso”, segundo o jornal ‘The Asahi Shimbun’.

Perguntada se ela estava feliz por ter vivido tanto tempo, Okawa respondeu: “mais ou menos”.

Filha de um comerciante de tecidos em Osaka, Okawa nasceu no dia 5 de março de 1898.  Ela se casou em 1919 e dois de seus três filhos ainda estão vivos, ambos em seus 90 anos. Tem quatro netos e seis bisnetos.

Okawa é conhecida por seu forte apetite. Um de seus alimentos favoritos é sashimi, ou peixe cru. Nos últimos seis meses, ela ganhou 4 kg. Uma funcionária do asilo afirmou que “ela sempre diz que o segredo para viver muito é comer uma boa refeição e ter um bom descanso”.

O Guinness World Records reconheceu Misao Okawa como a “pessoa viva“ mais velha do mundo em junho de 2013, após a morte do japonês Jiroemon Kimura, que morreu aos 116 anos de idade. Ela é a décima pessoa a ter chegado aos 116 anos e a terceira pessoa mais velha de todos os tempos no Japão.

Existem no Japão aproximadamente 54,4 mil centenários, de acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em setembro de 2013. Quase 25% da população de 128 milhões de japoneses têm 65 anos ou mais.

(Do Mundo-Nipo com agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em alta de 0,27%

Next Article

Wii U recebe atualização de "Call of Duty: Ghosts"

Related Posts