Hiroshima marca 68º aniversário do bombardeio atômico

A cidade de Hiroshima marcou nesta terça-feira (data local) o 68º aniversário do bombardeio atômico.

Do Mundo-Nipo

A cidade de Hiroshima marcou nesta terça-feira (data local) o 68º aniversário do bombardeio atômico promovido pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

 

Memorial da Paz em Hiroshima (Foto: Shizuo Kambayashi)
Memorial da Paz em Hiroshima (Foto: Shizuo Kambayashi)

 

A comemoração deste ano, no Parque Memorial da Paz, veio com a pretensão do Partido Liberal Democrata, do premiê Shinzo Abe  – que obteve uma vitória esmagadora nas eleições para Câmara Alta no mês passado -, em reiniciar os reatores nucleares e mudar a constituição pacifista do país.

Abe, que participou da cerimônia anual em 2007, durante sua primeira passagem como primeiro-ministro, fez um discurso na presença do embaixador dos EUA para o Japão, John Roos, e representantes da Inglaterra, França, Rússia, bem como dezenas de outros países, com exceção da China que não tem representante no evento.

“O Japão tem a responsabilidade de realizar um mundo livre de armas nucleares”, disse Abe em seu discurso. “O Japão é encarregado de transmitir a crueldade das bombas nucleares para as futuras gerações”, completou o premiê.

O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, também discursou na cerimônia, dizendo que  “as bombas atômicas são armas desumanas e um mal absoluto”.

“Hiroshima é um lugar que encarna o grande pacifismo da constituição japonesa”, disse Matsui.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Clínica do Japão divulga dados sobre abortos de fetos com defeitos congênitos

Next Article

Conselho de Ministério propõe aumento elevado para salário mínimo no Japão

Related Posts