Japão registra número recorde de casos de abuso contra menores

É a primeira vez na história do país que o número ultrapassa os 70 mil casos.
Crianca triste Foto Aflo Images 900x600 19 02 2016

Um número recorde de 73.765 casos de abuso infantil foi levado ao conhecimento de 207 centros de consulta a criança em todo o Japão no ano fiscal de 2013, terminado em março deste ano, de acordo com um relatório preliminar divulgado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão.

Divulgado na segunda-feira (4), o relatório aponta que o número é 10% maior que o registrado no ano fiscal anterior e o mais elevado desde que o ministério começou a realizar este tipo de pesquisa, no ano fiscal de 1990. Foi também a primeira vez na história do país a ultrapassar os 70 mil casos.

A Grande maioria dos casos foi registrada nas grandes cidades. Por prefeitura, Osaka teve o maior índice, com 10.700 casos, seguida por Kanagawa, com 9.800, e Tóquio, com 5.400.

As denúncias relatadas incluem basicamente quatro tipos de situações: dano físico, dano psíquico ou emocional, negligência e/ou abandono e o abuso sexual.

“Respostas ativas para o abuso de crianças é um fator significativo por trás do aumento dos casos relatados”, disse Tsuneo Yamamoto, do Instituto de Pesquisa da Criança e da Família, um órgão adjunto do Ministério as Saúde.

“A situação, no entanto, continua extremamente grave, principalmente nos casos envolvendo a morte de crianças”, afirma.

Yamamoto disse ainda que a ampla cobertura da mídia ajudou a aumentar a consciência pública sobre o abuso de crianças, o que tem impulsionado mais pessoas a entrar em contato com as autoridades sobre casos suspeitos.

Em agosto do ano passado, o ministério revisou suas diretrizes de ação a fim de que tanto a criança como toda a família receba tratamento psicológico integral, principalmente se a vítima tiver irmãos.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em leve alta de 0,05%

Next Article

Bolsa de Tóquio cai pelo 4º pregão seguido

Related Posts