Japão fica em 15° lugar em ranking de progresso social

Japão ficou à frente dos EUA, enquanto o Brasil foi o mais bem colocado do BRICS, grupo econômico que inclui ainda Índia, Rússia e China.

Do Mundo-Nipo

O Japão ficou em 14° lugar entre 133 países avaliados no Índice de Progresso Social 2015, um indicador elaborado pela fundação norte-americana Social Progress Imperative (SPI), que avaliou mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade, entre outros.

O Social Progress Index 2015 levou em conta três grandes áreas: necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades. Em uma escala de 0 a 100 pontos, o Japão somou 83,15 pontos na média geral, uma pontuação que lhe valeu ficar à frente de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, e o mais bem colocado entre as nações asiáticas.

O Brasil ficou na 42ª posição, com média de 70,89, sendo o mais bem colocado do BRICS, grupo econômico formado ainda por Rússia (71ª), Índia (101ª), China (92ª) e África do Sul (63ª). Em relação à nações da América do Sul, o Brasil ficou atrás do Uruguai (24ª), do Chile (26ª) e da Argentina (38ª).

A Noruega ocupa a primeira posição, com 88,36 pontos, seguida por Suécia e Suíça. A República Centro-Africana está na última posição, com 31,42 pontos, acompanhada der perto por Chade e Afeganistão.

“Na dimensão de necessidades humanas básicas, o Japão tem melhor desempenho em água e saneamento básico, com oportunidade de melhorar em segurança pessoal. Na dimensão de fundamentos de bem-estar, Japão tem melhores resultados em acesso ao conhecimento básico, mas fica para trás em sustentabilidade dos ecossistemas. Na dimensão de oportunidades, Japão fica mais forte em direitos individuais e tem maior espaço para melhorar em tolerância e inclusão social”, informa a SPI em seu relatório.

Confira na imagem abaixo os dados dos 20 melhores colocados, incluindo o Brasil:

Índice de Progresso Social 2015 (Imagem: Edição Mundo-Nipo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar tem 2ª queda após dados fracos dos EUA e fecha a R$ 3,04

Next Article

Idosa de 91 anos morre atropelada por ‘três carros’ em estrada no Japão

Related Posts