Menina paquistanesa Malala é tema de evento japonês sobre os ‘direitos das meninas

Organizado em antecipação ao ‘Dia Internacional das Meninas’, o evento deu ênfase a Malala, adolescente ativista que é candidata ao Nobel da Paz.

Do Mundo-Nipo

Um evento, organizado em antecipação ao ‘Dia Internacional das Meninas’, teve lugar em Tóquio, no sábado (5), como parte do movimento internacional pelos direitos das meninas.

 

Evento sobre os direitos das meninas, em Tóquio (Imagem: NHK/Reprodução)
Cerca de 200 participantes assistiram ao documentário sobre a jovem ativista Malala (Imagem: NHK/Reprodução)

 

O evento deu ênfase a um documentário sobre Malala Yousafzai, jovem ativista paquistanesa, de 16 anos, que foi vítima de um atentado talibã em 2012 por sua campanha a favor da educação das meninas.

A adolescente é candidata ao Prêmio Nobel da Paz, que terá o vencedor anunciado em 11 de outubro, exatamente no ‘Dia Internacional das Meninas’. A comemoração foi criada pela organização não-governamental ‘Plan International’, e aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011.

Cerca de 200 participantes assistiram ao documentário sobre Malala e ao vídeo de seu discurso na sede da ONU , em Nova York , em julho.

Irum Noor, uma estudante da Universidade de Punjab, no Paquistão, disse em um discurso que muitas meninas de seu país não conseguem ter acesso à educação de maneira satisfatória. A jovem paquistanesa conclamou cada participante a dedicar mais esforços por um mundo sem discriminação.

Malala, que já foi galardoada com vários prêmios internacionais de prestígio por sua atividade em apoio da educação e os direitos das meninas, é apontada como favorita ao Prêmio Nobel da Paz desse ano.

As informações são da NHK News e da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Los Angeles exibe pinturas japonesas em estilo anime

Next Article

Reserva de divisas do Japão aumenta pelo 3º mês consecutivo

Related Posts