Casos de abusos contra idosos atingem novo recorde no Japão

A maioria dos abusos foram cometidos por familiares dos idosos.
Idosos em asilo no Japao Foto AJW Images

O número de casos de abusos físicos e verbais contra idosos registrados no Japão no decorrer do ano fiscal de 2013 aumentou 3,5% ante o ano anterior, atingindo o recorde de 15,7 mil notificações, mostraram dados do governo, sinalizando que a maioria dos abusos foram cometidos familiares dos idosos.

De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão, divulgada na sexta-feira (6), do total de casos de abusos registrados, 65% foram físicos e 42% verbais, e grande parte das denúncias ocorreu entre vítimas com sintomas de demência.

Abusos causados por negligência de seus responsáveis representou 22% do total. Se acordo com o ministério, casos de negligência envolvem falta de atenção e cuidados, como deixar de ajudar na alimentação, de dar banho, trocar fraldas, entre outras negligências. Abuso financeiro também está incluído, como gastos de pensões não direcionadas aos cuidados com os idosos.

Do total de abusos cometidos por parentes, 41% foram praticados por filhos, 19% por maridos e 16% pelas filhas das vítimas.

Em relação à abusos envolvendo óbitos, 21 idosos morreram em decorrência de homicídio, negligência ou outra forma de abuso por parte de cuidadores familiares.

Os dados revelam ainda que abusos contra os idosos em instalações de cuidados atingiu um recorde de 220 ​​notificações, adicionando 66 casos em relação ao registrado no ano anterior.

O ministério acredita que o número de abusos contra idosos seja muito superior aos notificados. Isso porque grande parte deles são ignorados e deixam de ser notificados. Mediante a isso, a pasta apelou para que “autoridades públicas e comunidades locais cooperem para detectar e responder as agressões o mais rápido possível”.

O índice, que começou a ser contabilizado em 2006 e pesquisa os casos de abusos contra idosos por familiares ou cuidadores, aumentou em consequência do rápido crescimento da terceira idade enquanto a população de jovens tem reduzindo drasticamente no país.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Netflix chegará ao Japão nos próximos meses

Next Article

Metade dos japoneses não fez sexo no último mês, aponta pesquisa

Related Posts