Japão decide reduzir drasticamente o número de mascotes oficiais

O governo japonês considera que o grande número de mascotes existentes no país é um “esbanjamento de dinheiro público”.

Do Mundo-Nipo com Agências

O governo do Japão emitiu uma ordem aos governos locais para reduzir, a níveis drásticos, o grande número de mascotes criadas pelas prefeituras japonesas e assim acabar com o que considera “esbanjamento de dinheiro público”, de acordo com informações publicadas nesta segunda-feira (6) pela agência de notícias francesa AFP (Agence France-Presse).

O Japão tem uma verdadeira paixão por mascotes, que são geralmente destinadas a promover as atrações regionais. Nos últimos anos, a presença dos “yuru-Kyara” (“personagens tranquilos”), um elemento de marketing muito apreciado pelas empresas, registrou um crescimento espetacular na esfera pública.

Em Osaka, por exemplo, onde são criados yuru-Kyara para tudo, de campanhas de pagamento de impostos até a promoção de creches infantis, as autoridades decidiram reduzir o número de mascotes de 92 a 69, conforme noticiou a AFP.

“Decidimos que Mozuyan, uma ave, nosso yuru-Kyara mais antigo, será a mascote principal”, disse à AFP um funcionário do governo de Osaka.

“Havia dúvidas sobre o impacto nas relações públicas de ter muitos personagens”, completou a fonte, ao explicar que o número de mascote caiu para 69 e não existe um plano para criar outros.

No isolado distrito de Rumoi, na região de Hokkaido, norte do Japão, as autoridades não se contentaram em sacrificar alguns mascotes gigantes e decidiram fundir todos em apenas um.

Assim nasceu “Ororon Robo Mebius”, uma criatura parecida com o gigantesco robô humanoide Gundam, cujas pernas, braços, rosto e corpo procedem de diferentes yuru-Kyara.

“Chegamos à conclusão de que é melhor unir forças ao invés de que cada uma das mascotes trabalhe sozinho”, disse o funcionário de Rumoi, Mayuko Miyaji.

Os japoneses têm uma verdadeira adoração por mascotes gigantes, como o muito popular urso Kumamon, que representa a prefeitura de Kumamoto na região de Kyushu, parte do sudoeste do Japão.

Segundo a AFP, a paixão a criação de mascotes chega a locais insuspeitos, como a penitenciária de Asahikawa, em Hokkaido, ilha no extremo norte do Japão, que criou em 2013 a mascote Katakkuri-chan, um humanoide de dois metros de altura, com rosto quadrado e uma enorme flor violeta como cabelo.

Os yuru-Kyara mais famosos têm as próprias lojas, onde são vendidos diversos produtos. O mercado é enorme, pois aponta tanto para crianças como adultos. O instituto Yano calcula que vale US$ 18,5 bilhões.

Contudo, a maioria das mascotes permanece no anonimato, divertindo as crianças quando aparecem em eventos públicos, mas sem adquirir uma notoriedade nacional nem regional.

Para as finanças públicas, a manutenção das mascotes é muito cara. Segundo o Ministério das Finanças, o custo para apresentar a mascote cinco vezes ao ano é de um milhão de ienes (US$ 8,4 mil).

Mediante a isso, a cidade de Otsu, no centro do Japão, decidiu organizar uma campanha de doações para financiar a nova imagem da mascote Otsu Hikaru-kun. O governo local acredita que a iniciativa evitará acusações de gastos excessivos, de acordo com a AFP.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio segue mercado dos EUA e tem a maior alta em três semanas

Next Article

Com Dark Souls 2 e Xenoblade, ‘RPGs’ são destaques da semana, veja os lançamentos

Related Posts