Japonês reconhecido como o homem mais velho do mundo morre aos 112 anos

Apesar de o ancião ter morrido no domingo, a Prefeitura de Saitama só divulgou a notícia nesta terça-feira.

Do Mundo-Nipo

O japonês Sakari Momoi, reconhecido como o homem mais velho do mundo, morreu no aos 112 anos por insuficiência renal na província de Saitama, no leste do Japão. De acordo com a emissora publica “NHK”, apesar de o ancião ter morrido no último domingo, a prefeitura de Saitama, cidade onde o ancião estava vivendo, só tornou pública a informação nesta terça-feira (7).

Momoi nasceu em 5 de fevereiro de 1903 na cidade de Minamisoma, no centro do país, e tinha entrado para o Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records) como o homem mais velho do mundo em agosto do ano passado.

Esse título deve passar agora para outro cidadão japonês, Yasutaro Koide, também de 112 anos e só um mês mais jovem que Momoi, informou a “NHK”, acrescentando que o reconhecimento ainda precisa ser confirmado pelo Livro dos Recordes.

Há uma semana, o homem mais velho do mundo precisou ser hospitalizado devido a uma insuficiência crônica nos rins, que acabou causando sua morte, disseram as autoridades de Saitama.

No último dia 5 de fevereiro, Momoi tinha celebrado seu 112º aniversário com seus familiares e, conforme relatou a imprensa local, levava uma vida tranquila. Foi professor de química agrícola e depois diretor de várias escolas das prefeituras de Fukushima e Saitama.

O Japão é o país com maior expectativa de vida do mundo – 87 anos, segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde. Em 2014, o país contava com quase 59 mil pessoas centenárias, das quais 87% eram mulheres, o que representa um novo recorde de longevidade.

Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a americana Susannah Mushatt Jones, que completou 116 anos na última segunda-feira. Ela foi reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes um mês após a morte da japonesa Misao Okawa, em abril deste ano. Misao morreu por causas naturais os 117 anos.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016

Terremoto de magnitude 6,2 atinge norte do Japão

Next Article
Okinawa Marine Park Foto Divulgacao

Cidade japonesa de Naha está entre os 10 destinos turísticos em alta no mundo

Related Posts