Homem é preso no Japão por posse de armas criadas em impressora 3D

A armas podem disparar balas de verdade, sendo capazes de ferir e até matar pessoas.

Do Mundo-Nipo

Um homem de 27 anos foi preso nesta quinta-feira (8) acusado de portar ilegalmente “armas criadas em uma impressora 3D”. É a primeira vez que a lei japonesa de controle de armas é aplicada em um caso de posse de armas de fogo feitas por este método.

 

Homem é preso no Japão por posse de armas criadas em impressora 3D (Foto: Kyodo)
A armas podem disparar balas de verdade, sendo capazes de ferir e até matar pessoas (Foto: Kyodo)

 

As armas e uma impressora 3D foram apreendidas em abril, na casa do acusado, identificado como Yoshitomo Imura, residente na cidade de Kawasaki, província de Kanagawa. A polícia, no entanto, disse que não foram encontradas munições para as armas.

A polícia iniciou uma investigação no começo deste ano, depois de Imura postar um vídeo na internet, no qual exibiu as armas. Na gravação, ele teria afirmado que as tinha produzido e também declarado ter planos de “usá-las”, de acordo com fontes ligadas a investigação.

Homem é preso no Japão por posse de armas criadas em impressora 3D (Foto: Kyodo)
Policiais apreenderam a impressora 3D juntamente com diversas ferramentas que foram usadas na produção das armas (Foto: Kyodo)

Os investigadores então revistaram a casa de Imura no final do mês passado, e apreenderam cinco armas. Após análises, foi concluído que duas delas podiam disparar balas de verdade, sendo capazes de ferir e até matar pessoas, disseram as fontes.

Imura, que comprou a impressora 3D por cerca de 60 mil ienes (US$ 590) em uma loja online, disse aos investigadores durante a apreensão: “Eu produzi as armas, mas não sabia que isso é ilegal”.

Eles acreditam que Imura conseguiu projetos para a produção de armas em impressoras 3D a partir de sites hospedados no exterior, o que poderia constituir violação da lei que proíbe a produção de armas de fogo.

A impressora 3D tem como finalidade contribuir para reduzir custos de produção nas indústrias. No entanto, elas também permitem a criação de armas.

Um grande exemplo disso foi mostrado no ano passado, quando um fabricante de armas nos Estados Unidos anunciou ter conseguido disparar balas de verdade usando uma arma produzida em impressora 3D.

Governos de vários países têm estado em alerta porque esse tipo de arma é produzido a partir de resina, passando facilmente por detector de metais em aeroportos.

Embora as impressoras tridimensionais reproduzam facilmente as armas de fogo, é preciso ter um projeto específico para fazê-las produzir as armas com perfeição, de modo que sejam “funcionais”, explicou um dos investigadores.

“Infelizmente, projetos para a criação dessas armas através de impressoras 3D são facilmente acessíveis na internet”, concluiu.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Toyota anuncia lucro operacional recorde no ano fiscal de 2013

Next Article

Dólar sobe frente ao iene em Tóquio com recuo de tensões na Ucrânia

Related Posts