Nagasaki marca 68º aniversário do bombardeio atômico

A cerimônia iniciou no Parque da Paz perto do Marco Zero na cidade às 10h35 (hora local).

Do Mundo-Nipo

68º aniversário do bombardeio atômico em Nagasaki (Foto: Kyodo)
68º aniversário do bombardeio atômico em Nagasaki (Foto: Kyodo)

A cidade japonesa de Nagasaki iniciou nesta sexta-feira (data local) a cerimônia que marca o 68º aniversário do bombardeio atômico realizado pelos Estados Unidos em 1945. O evento acontece três dias após a cerimônia em Hiroshima.

A cerimônia iniciou no Parque da Paz, perto do Marco Zero na cidade, às 10h35 (hora local).

A Índia enviou um representante para o evento pela primeira vez. As cinco potências nucleares – Inglaterra, China, França, Rússia e Estados Unidos, que são signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear – também enviaram representantes. Um total de 44 países estão participando da cerimônia.

O embaixador norte-americano no Japão, John Roos, que em 2010 se tornou o primeiro embaixador dos EUA a participar do memorial de Hiroshima, também está presente em Nagasaki.

O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, deve instar o governo no final do dia a tomar a liderança na eliminação das armas nucleares no mundo.

Taue também deve instar os Estados Unidos e a Rússia a reduzirem drasticamente seus arsenais nucleares. Ele também é esperado para pedir ao governo japonês para decretar lei de seus três princípios de não produzir, possuir ou permitir armas nucleares em território japonês e oferecer melhor suporte para envelhecimento de sobreviventes da bomba atômica.

O primeiro-ministro Shinzo Abe se juntará aos sobreviventes do ataque nuclear e as famílias enlutadas.


saiba mais


Tsuru “A ave sagrada da longevidade”


Hiroshima marca 68º aniversário do bombardeio atômico


Um minuto de silêncio deve ser realizado às 11h02 de sexta-feira (data local), o momento exato em que a bomba atômica foi lançada.

Três dias depois de Hiroshima ser devastada por uma bomba atômica lançada por um bombardeiro B-29 dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, outra bomba foi lançada sobre Nagasaki em 9 de agosto de 1945. Estima-se que 74 mil pessoas foram mortas na explosão.

O número de sobreviventes, ou hibakusha, reconhecidos oficialmente pela cidade era de 37.574, com uma idade média de 78,2 anos, a partir do final de março. A cidade confirmou que 3.404 pessoas morreram no ano passado, elevando o número total de mortes registradas pela bomba para 162.083, segundo informações da agência Kyodo.

Assista a cerimônia ao vivo.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Hospital oferece serviço especial de adoção de crianças no Japão

Next Article

Japão fecha 1º semestre mantendo 3º posição no ranking mundial de venda de carros

Related Posts