Japão vai abolir código de identificação exclusivo para pessoas que mudaram de sexo

O código em questão foi criado pela Previdência japonesa para rastrear as pessoas que mudaram legalmente de sexo.

Do Mundo-Nipo

Direitos de minorias sexuais (Imagem: Fuji TV/Reprodução)
Pelo menos 300 pessoas receberam os tais “números discriminativos” no cadastro da Previdência japonesa (Imagem: Fuji TV/Reprodução)

O Ministério do Bem-Estar do Japão, numa iniciativa que segue os movimentos quanto à preservação de privacidade e direitos das minorias sexuais, decidiu na última quinta-feira abolir um sistema no qual uma sequência exclusiva de dígitos é acrescentada ao número de registro na Previdência para aqueles que mudaram legalmente de sexo.

De acordo com o ministério, o Japan Pension Service (Serviço de Previdência do Japão), começou a atribuir os “números” em outubro do ano passado, alegando que havia encontrado dificuldades (erros de registro no computador) para rastrear o “status dessas pessoas” antes e após a mudança de sexo.

O código criado pela Previdência consiste em uma sequência fixa de números nos quatro primeiros dígitos, de uma sequência de 10 dígitos. O ministério disse que pelo menos 300 pessoas receberam os tais “números discriminativos” em sua inscrição no cadastro da Previdência.

Agora, após a abolição deste código de identificação, todos que mudaram legalmente de sexo no país terão o número de registro na Previdência configurado no mesmo sistema de qualquer cidadão japonês.

As informações são da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Registrado mais de 5.700 casos de problemas de pele por uso de cosméticos Kanebo

Next Article

Mais de 23.500 pessoas foram internadas por insolação no Japão em julho

Related Posts