Japão marca 70 anos do bombardeio dos EUA em Tóquio

O bombardeio é considerado o ataque não-nuclear mais letal da história – deixou mais 100 mil mortos.

Do Mundo-Nipo com Agências

Eventos em memoriais ​​foram realizadas em vários localidades de Tóquio nesta terça-feira (10), dia em que marca o 70º aniversário do bombardeio norte-americano na capital japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, um ataque que deixou 105.400 mortos e é considerado o mais mortífero da história junto com os de Hiroshima e Nagasaki.

Apesar da magnitude da tragédia, o bombardeio de Tóquio não é tão presente na memória histórica japonesa, e nunca foi objeto de atos de homenagem do nível dos que se realizam a cada ano nas duas cidades devastadas pela bomba atômica.

Entretanto, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se transformou hoje no primeiro e principal responsável político do país que participa oficialmente da cerimônia anual em memória das milhares de vítimas dos ataques aéreos dos Estados Unidos em Tóquio.

Durante seu discurso na cerimônia realizada no Tokyo Memorial Hall, no distrito de Sumida, Abe prometeu “contribuir em todo o possível para conseguir uma paz duradoura”, e destacou a necessidade de “enfrentar o passado com humildade e ter sempre presentes as lesões da trágica guerra”.

O príncipe Akishino, filho mais jovem do imperador Akihito, e sua mulher, a princesa Kiko, também comparecem ao ato no qual participaram cerca de 600 pessoas, e fizeram uma oferenda de incenso aos mortos no bombardeio.

Bombardeio em Tóquio
Na madrugada de 9 para 10 de março de 1945, 300 aviões americanos B-52 descarregaram 1.700 toneladas de bombas de napalm sobre a zona leste da capital japonesa, arrasando uma área de 41 quilômetros quadrados (aproximadamente um quarto da extensão da cidade).

O ataque destruiu 260.000 casas e provocou mais de 100.000 mortes, segundo os dados das autoridades japonesas, números que o situam como o bombardeio aéreo com mais vítimas imediatas da história, acima dos de Hiroshima e Nagasaki.

As bombas atômicas lançadas nestas duas cidades japonesas em agosto de 1945 acabaram no ato com a vida de 80.000 pessoas em Hiroshima e de 74.000 em Nagasaki, mas as vítimas mortais aumentaram em milhares durante anos posteriores devido à exposição à radiação.

Mais de 200 cidades japonesas sofreram bombardeios nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Mais de quinze milhões de japoneses, à partir de uma então população estimada em 72 milhões, ficaram desabrigados. Japão assinou sua rendição em 15 de agosto de 1945, dias depois dos ataques com a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki.

(Com informações das agências EFE e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio recua diante de preocupações com custos de importação

Next Article

Dólar interrompe sequência de seis altas e fecha a R$ 3,10

Related Posts