Mais de 6 mil professores puniram alunos fisicamente no ano letivo de 2012, diz governo japonês

O número de alunos castigados fisicamente, a nível nacional, em escolas municipais e particulares, atingiu o recorde de 14.208.

Do Mundo-Nipo

Uma pesquisa do governo japonês revelou que 6.721 professores, do ensino fundamental até o médio, puniram fisicamente seus alunos durante o ano letivo de 2012, findado em março de 2013.

 

Estudantes no Japão (Foto: Aflo Images)
O resultado deste ano é cerca de 13,4 vezes maior se comparado com os dados do ano letivo anterior (Foto: Aflo Images)

 

De acordo com os dados do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, o número de alunos castigados fisicamente, a nível nacional, em escolas municipais e particulares, atingiu o recorde de 14.208 durante o ano letivo de 2012.

O número de escolas em que tal punição foi relatada tanto por estudantes ou professores somaram 4.152, ou seja, um em cada nove escolas do país.

O resultado deste ano é cerca de 13,4 vezes maior se comparado com os dados do ano letivo de 2011, findados em março de 2012. Embora a pesquisa anterior tenha abrangido apenas escolas nacionais e municipais, resultou na exoneração de 404 professores.

O uso da disciplina física veio a inquérito público depois que um estudante do ensino médio, de 17 anos, suicidou-se em dezembro passado, na província de Ozaka. O incidente aconteceu após o aluno ter sido punido fisicamente por seu treinador de basquete, que também era um professor de educação física.

No rescaldo do suicídio, as escolas japonesas foram orientadas a realizar sérias audiências com seus alunos sobre o uso de punição corporal, disse o ministério.

“As escolas têm vindo a denunciar casos de castigo físico para o nosso ministério de forma mais rigorosa, incluindo, até mesmo, punições que eles pensavam ser insignificantes e que deveriam ser toleradas. Nós gostaríamos de instruí-los a tomar medidas para impedir que incidentes como o que aconteceu em Osaka [suicídio] não se repitam”, disse o ministério após divulgar, na última sexta-feira, os dados da pesquisa.

As informações são da agência Kyodo – Todos os direitos reservados.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Filhote de panda ganha bolo de gelo para comemorar aniversário no Japão

Next Article

Três navios do governo chinês navegam perto de ilhas disputadas com Japão

Related Posts