Imperador e imperatriz do Japão visitam Parque da Paz em Nagasaki

O casal imperial depositou crisântemos brancos no local onde contém a lista com os nomes das mais de 162 mil vítimas da bomba atômica.

Do Mundo-Nipo

O imperador do Japão, Akihito, e sua esposa, a imperatriz Michiko, visitaram neste sábado (11) o Parque da Paz na cidade de Nagasaki, no sudoeste do Japão, em memória às vítimas da bomba atômica em agosto de 1945, informou a Agência da Casa Imperial.

 

Casal imperial do Japão visita Parque da Paz em Nagasaki (Imagem: Reprodução/NHK)
O casal imperial depositou crisântemos brancos no local onde contém a lista com os nomes das mais de 162 mil vítimas da bomba atômica (Imagem: Reprodução/NHK)

 

A visita do casal imperial ao local acontece um dia antes da cerimônia de abertura do Festival Nacional dos Esportes na cidade de Isahaya, na província de Nagasaki. O evento, que contará com a presença do casal, antecede ao feriado nacional japonês do Dia dos Esportes (Taiiku no Hi), na segunda-feira (13)

No Parque da Paz, o imperador e a imperatriz depositaram crisântemos brancos sobre uma espécie de caixa que contém a lista com os nomes das mais de 162 mil vítimas. A caixa fica em frente ao cenotáfio, um monumento de pedra que marca o epicentro da explosão
Esta é a primeira visita do casal imperial ao Parque da Paz desde 1995, ano que marcou o 50º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Depois da visita ao Parque da Paz, o imperador e a imperatriz visitaram uma unidade especial destinada aos cuidados de sobreviventes da bomba atômica. A idade média das pessoas que se hospedam na instalação é superior a 80 anos. O casal conversou com eles, alguns dos quais estavam em cadeiras de rodas.

O imperador trocou palavras com uma sobrevivente do bombardeio.  Segundo a Agência, Akihito destacou a importância de transmitir para a próxima geração as memórias dos horrores sofridos pelos sobreviventes do bombardeio atômico, em vista de que não sejam esquecidos com o passar do tempo, servindo como alerta para que jamais se repita.

O imperador e a imperatriz visitaram Okinawa em julho, em antecipação ao 70º aniversário do fim da Segunda Grande Guerra no próximo ano. Segundo a Agência da Casa Imperial, o casal deve visitar Hiroshima em dezembro.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Nova imagem de Nathan Drake em Uncharted 4 é divulgada

Next Article
Monte Fuji Foto JNTO.go .jp 230319

Japão discute medidas preventivas para possível erupção do Monte Fuji

Related Posts