Japão dá boas-vindas aos ‘novos adultos’ no Dia da Maioridade

A data é importantíssima para os japoneses, que realizam cerimônias tradicionais com o intuito de dar boas-vindas aos jovens que completam 20 anos.

Do Mundo-Nipo

Cerimônias para marcar o Dia da Maioridade foram realizadas por todo o Japão nesta segunda-feira (12). A data é feriado nacional no país e importantíssima para os japoneses, que têm um dia específico para comemorar o Seijin No Hi, dia em que tradicionais cerimônias Seijinshiki são realizadas com o intuito de dar boas-vindas aos “novos adultos”.

A cidade de Yokohama, localizada na província de Kanagawa, dentro da região metropolitana de Tóquio, realizou um dos maiores eventos no país, concentrando aproximadamente 25.000 “novos adultos”. Homens e mulheres vestidos de terno e quimono tradicional foram à Arena de Yokohama. Devido ao grande número de jovens, a cerimônia teve que ser realizada em duas etapas.

Yokohama tem atualmente mais de 36.000 jovens com idades em torno de 20 anos. Trata-se da maior população nessa faixa etária dentre todos os municípios japoneses.

A cidade de Urayasu, a leste de Tóquio, realiza a cerimônia todos os anos em um local bastante popular: na Tokyo Disneyland. Nesta segunda-feira, mais de 1.300 jovens com idades de 20 anos foram ao parque temático localizado na cidade de Urayasu. Personagens da Disney celebraram a data com apresentações musicais e de dança.

Um universitário disse que completar 20 anos é algo bastante significativo, e o fez perceber que agora é um membro da sociedade. O jovem fez votos de contribuir para o seu país. Uma jovem vestida com quimono tradicional, disse que espera trabalhar arduamente para retribuir a devoção que os pais dedicaram à sua criação.

Entretanto, o Dia da Maioridade teve um significado especial para a população da província de Hyogo, principalmente os nascidos no ano em que a área foi devastada por um forte terremoto, há 20 anos.

Em uma cerimônia realizada em Kobe, cerca de 9.800 “novos adultos”, incluindo os sobreviventes do Grande Terremoto de Hanshin, em 1995, fizeram um minuto de silêncio depois de ver imagens da cidade devastada em uma tela gigante que foi especialmente instalada para o evento.

O terremoto em Hyogo, que atingiu magnitude 7,3, ocorreu no dia 17 de janeiro de 1995, matando 6.434 pessoas e ferindo gravemente mais de 10.000. Segundo dados do governo, o terremoto causou 10 trilhões de ienes em danos às cidades afetadas em Hyogo, nas quais a reconstrução perdurou por anos.

Hikari Iwamoto, de 19 anos, um dos oito escolhidos para falar em nome dos “novos adultos”, disse: “Não temos lembrança daquele tempo (do terremoto), mas crescemos juntos com a reconstrução de nossa cidade.”

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Índice de criminalidade no Japão atinge mínima histórica

Next Article

Com ajustes, dólar fecha em alta de mais de 1% ante o real

Related Posts