Mundo chocado com o anúncio da renúncia do Papa

Os líderes mundiais e comunidades católicas reagiram com surpresa ao anúncio da renúncia do Papa Bento XVI na segunda-feira (11).

Do Mundo-Nipo

Papa Bento XVI (Imagem: NHK / Reprodução Mundo-Nipo)
Papa Bento XVI (Imagem: NHK / Reprodução Mundo-Nipo)

Os líderes mundiais e comunidades católicas reagiram com surpresa à renúncia do Papa Bento XVI.

O Vaticano comunicou na segunda-feira (11), que o Papa vai deixar o cargo no final deste mês. Sua idade avançada foi citada como sendo uma das razões.

Segundo a rede NHK World, os líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, lançaram declarações elogiando as conquistas do Papa.

O Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, celebrou o compromisso do Papa em questões como a pobreza, a fome, os direitos humanos e a paz.

Em declaração, Ban também disse que espera que o legado do Papa ajude a criar ainda mais o diálogo e a tolerância.

A comunidade católica do Brasil – a maior do mundo, com 125 milhões – reagiu com choque à notícia. O Papa estava programado para participar de um evento católico no país, em julho. Mas Igreja do Brasil já informou que o sucessor de Bento XVI irá participar do evento em seu lugar.

Renúncias papais são extremamente raras, no entanto, o Vaticano informou que um conclave será realizado no próximo mês para eleger o novo Papa.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Níveis de radiação continuam normais no Japão após teste nuclear norte-coreano

Next Article

Presidente da Tepco pede desculpas por informação falsa que impediu investigação em Fukushima

Related Posts