Morre aos 77 anos a compositora e escritora Yoko Yamaguchi

Yamaguchi, que ganhou o Prêmio Naoki por duas obras literárias, também é autora de várias canções de sucesso.

Do Mundo-Nipo

Yoko Yamaguchi (Foto: Kyodo)
Yamaguchi, que ganhou o Prêmio Naoki por duas obras literárias, também é autora de várias canções de sucesso (Foto: Kyodo)

A compositora e escritora Yoko Yamaguchi, que ganhou um prêmio literário de prestígio no Japão, em 1985, morreu aos 77 anos de insuficiência respiratória no dia 6 de setembro, informou nesta segunda-feira (15) uma pessoa próxima à Yamaguchi.

Nascida em Nagoya, Yamaguchi abriu um bar de alta classe na área de Ginza, em Tóquio, onde começou a compor músicas enquanto gerência o estabelecimento.

Sua canção “Yokohama Tasogare” (Hora do crepúsculo em Yokohama, em tradução livre), que foi gravada pelo cantor japonês Hiroshi Itsuki, em 1971, alcançou um enorme sucesso. Yamaguchi também compôs “Brandy Glass”, que foi gravada pelo cantor e estrela do cinema Yujiro Ishihara.

A talentosa Yamaguch começou a escrever romances em 1980 e recebeu o Prêmio Naoki em 1985 pelas obras “Enka no Mushi” e “Robai”. Ambos traduzidos para o inglês e publicados no exterior com os títulos “Japanese Ballad Lover” e “Old Japanese Plum”, respectivamente

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

OCDE reduz previsão de crescimento das principais economias, incluindo o Japão

Next Article

Japão e nações do Pacífico concordam em reduzir pesca ao atum

Related Posts