Mais de 40 milhões de ienes foram desviados por funcionários do Centro Nacional do Câncer

Trinta e nove pessoas, entre médicos e funcionários do Centro, desviaram cerca de 40,86 milhões de ienes.

Do Mundo-Nipo

Trinta e nove pessoas, entre médicos e funcionários do Centro Nacional do Câncer (NCC, na sigla em inglês), desviaram cerca de 40,86 milhões de ienes (US$ 411,7 mil) dos fundos de pesquisa doados pelo governo do Japão ao longo de um período de cinco anos, terminado no ano fiscal de 2011, anunciou o Centro, de acordo com o The Yomiuri Shimbun.

 

 Centro Nacional do Câncer (Foto: divulgação)
Centro Nacional do Câncer (Foto: divulgação)

Segundo o Yomiuri, os médicos e funcionários faziam encomendas fictícias a fornecedores, e usava parte dos fundos, destinados a pesquisas, para pagar outro tipo de contas.

Os fundos, doados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social, entre outros Ministérios do Japão, são destinados exclusivamente para realização de pesquisas, não podendo ser usado para outros fins, de acordo com o NCC.

Em comunicado, o NCC informou que aplicou punição disciplinar em 23 pessoas, que inclui suspensão de cargos e cortes de salários. No entanto, 16 funcionários não foram punidos porque já haviam se aposentado.

O dinheiro desviado foi usado na compra de computadores e outros itens, para os quais os fundos de pesquisa do governo não podem ser usados. O NCC, no entanto, afirmou que nenhuma das 39 pessoas usou o dinheiro para fins particulares, o montante desviado foi aplicado em compras destinadas ao próprio Órgão.

Um chefe de departamento, de 60 anos, foi suspenso por dois meses, enquanto os salários de três funcionários, incluindo o chefe de outro departamento e um vice-chefe, foram cortados por três meses. Além disso, o NCC emitiu repreensões por escrito e/ou verbal para outros 19 funcionários, incluindo médicos.

“Nós vamos nos esforçar ao máximo para prevenir a recorrência de tal conduta”, disse o diretor do NCC, Tomomitsu Hotta, em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japoneses enfrentam tufão para comprar novo iPhone da Apple

Next Article

Tepco já liberou mais de 1.100 toneladas de água acumulada com chuvas no Japão

Related Posts