Imprensa do Japão critica indiciamento de jornalista japonês na Coreia do Sul

Um jornalista ex-chefe do jornal Sankei Shimbun em Seul é acusado de difamar a presidente sul-coreana.

Do Mundo-Nipo

Profissionais da imprensa japonesa estão exortando a Coreia do Sul para retirar acusações contra um ex-chefe do escritório do jornal japonês Sankei Shimbun em Seul, onde autoridades locais indiciaram o jornalista, acusado de difamar a presidente sul-coreana Park Geun-hye, informou a emissora estatal japonesa ‘NHK’.

 

IImprensa do Japão critica indiciamento de jornalista japonês na Coreia do Sul (Imagem: Reprodução/NHK)
O evento contou com a participação de representantes de editoras de jornais, estações de transmissão e agências de notícias (Imagem: Reprodução/NHK)

 

Na quarta-feira (15), a Associação das Editoras de Jornais do Japão realizou um encontro anual na cidade de Niigata, região central do Japão. O evento contou com a participação de representantes de editoras de jornais, estações de transmissão e agências de notícias de praticamente todo o país.

A associação protestou de maneira veemente contra o indiciamento do jornalista japonês e adotou uma resolução exigindo que o caso seja retirado. O grupo declarou que “a liberdade de imprensa é um princípio básico da democracia” e criticou o indiciamento por violar esse princípio, a assim obstruindo o trabalho do jornalista.

O presidente da associação, Kojiro Shiraishi, também falou sobre a preocupação pública em relação à confiabilidade dos jornais no Japão. Ele prometeu lidar com a questão e disse que os membros deveriam se lembrar do seu papel social e da ética do jornalismo.

(Com informações do NHK News.jp)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lexus ocupa 1º lugar no ranking de automóveis mais confiáveis do mundo

Next Article

Banda 5SOS cancela shows no Japão por motivo de saúde

Related Posts