Governo pede colaboração para reduzir taxa de suicídio entre jovens no Japão

A frustração por não conseguir ou perder emprego é uma das principais causas de suicídio entre os jovens japoneses.

Do Mundo-Nipo

O governo do Japão pediu nesta terça-feira uma maior colaboração para reduzir a alta taxa de suicídio entre jovens japoneses de 20 a 29 anos, que representa quase a metade das causas de mortalidade nessa faixa etária e ocorre principalmente por problemas trabalhistas.

 

Recém-formados do Japão (Foto: AFLO Images)
Um relatório recente revelou que cerca de 24 mil recém-formados do Japão deverão permanecer desempregados em 2013 (Foto: AFLO Images)

 

O apelo do governo aconteceu durante uma reunião para analisar os dados da Agência Nacional de Polícia do Japão, que revelaram que 27.858 pessoas cometeram suicídio em 2012. Apesar de o número representar uma queda de 2793 em relação ao ano anterior, ficando abaixo de 30 mil pela primeira vez em 15 anos, ele ainda é extremamente alto e coloca Japão entre os primeiros países do mundo em número de suicídios.

De acordo com os dados, os suicídios correspondem a 47% das causas de mortalidade entre os jovens japoneses de 20 a 29 anos.

A frustração por não conseguir ou perder o emprego é uma das principais causas de suicídio entre os jovens, que aumentou de 60 casos em 2007 para 149 em 2012.

O relatório indica que existe um forte vínculo entre os suicídios e o índice de desemprego, que no Japão se encontra abaixo de 4,3%, por isso a polícia pede que este indicador seja controlado para evitar a elevação dos casos.

Desta forma, as medidas aprovadas no ano passado pelo governo japonês para a solução dos problemas das dívidas ajudaram a reduzir em 18% os suicídios motivados por problemas econômicos e financeiros, detalhou a Agência.

Nos últimos anos, o governo japonês vem realizando diversas campanhas para reduzir os suicídios, que incluíram ajudas no valor de 10 bilhões de ienes (US$ 107 milhões) para promover consultas e assistência psicológica às pessoas.

As informações são da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão deve implementar novas regras de segurança nuclear no início de julho

Next Article

Honda vai instalar sistema de geração de energia eólica em fábrica de Ohio

Related Posts