Japão celebra os 106 anos da imigração japonesa no Brasil

Foi no dia 18 de Junho de 1908 que o navio Kasato Maru aportou em Santos, trazendo um total de 781 imigrantes japoneses…

Um evento que marca o 106º aniversário da emigração japonesa para o Brasil está ocorrendo em Yokohama, capital da província de Kanagawa, no leste do Japão.

Nesta quarta-feira (18), o escritório de Yokohama da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês), fez a abertura do evento em seu Museu da Emigração Japonesa.

Foi no dia 18 de junho de 1908 que o navio Kasato Maru aportou em Santos, trazendo 165 famílias de japoneses com um total de 781 imigrantes. Esse início de imigração se deve as necessidades que os dois países vinham atravessando no início do século XX. O Brasil estava se desenvolvendo economicamente, principalmente na agronomia e precisava de mão-de-obra para as lavouras e cafezais, enquanto o Japão vinha atravessando uma crise econômica e forte crescimento populacional.

Através de um acordo entre os dois países, mais precisamente o Governo de São Paulo que, para suprir a necessidade de ambos, foi feito esse acordo imigratório.

Hoje, o Brasil detém a maior população de japoneses e descendentes fora do Japão.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article

Japão ajuda China a diminuir poluição da água

Next Article

Empresas japonesas retiram funcionários do Iraque

Related Posts