Usuários de smartphones tornam-se perigosos enquanto caminham

Os usuários do smartphone tornam-se uma “barreira móvel”.

Do Mundo-Nipo

Aflo Images. Todos os direitos reservados.
Foto: AFLO

É cada vez mais comum o uso de smartphones em ambientes diversos, mas nas ruas isso vêm se tornando uma prática perigosa.

Pesquisas tem confirmado que pessoas que usam smartphones enquanto caminham tem sua atenção dispersada, podendo vir a causar ou sofrer acidentes.

“Ao usar celulares, a velocidade de caminhada das pessoas diminui e elas tendem a olhar apenas para a direita e para frente”, disse o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Nihon, Toshikazu Shimazaki. “Quanto mais elas se concentram na tela, menos prestam atenção nas pessoas que andam à sua volta”, completou.

Dessa forma, os usuários do smartphones tornam-se uma “barreira móvel”, e suas vítimas os idosos, as crianças portadoras de deficiência e de pequeno porte.

Segundo o professor Kazuhiro Kozuk, da Universidade de Tecnologia de Aichi, se uma pessoa anda de mãos vazias sua visão concentra em objetos por menos de meio segundo, permitindo uma visão mais ampla do ambiente. Se andar enquanto conversa por telefone, este campo de visão estreita e o tempo de observação torna-se mais demorado.

Contudo, se andar enquanto envia uma mensagem em uma rede social, mesmo que usuário olhe para frente, a visão periférica diminui drasticamente.

“Quando você envia uma mensagem via Twitter de um smartphone durante a caminhada, o seu campo de visão diminui a um terço”, diz Kozuka. “Isso afeta negativamente o juízo e senso de cautela, o que facilita o choque com as pessoas e veículos”.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa MM contatou que, até o final de 2016, 67,3% dos celulares em uso serão smartphones, o que contribuirá ainda mais para distração da população nas ruas.

Seja como for, a população já está ficando alerta para este caso. De acordo com o jornal Shukan Post, uma pesquisa realizada no Japão pela internet constatou que 83% dos entrevistados são a favor  de um regulamento proibindo ou restringindo o uso de smartphones enquanto se está em movimento.

 

Para saber mais notícias sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Sul-coreanos deixam complexo industrial de Kaesong

Next Article

"Dragon Ball Z: Battle of Gods" é sucesso de bilheteria no Japão

Related Posts