Taxa de natalidade no Japão surpreende e cresce no 1º semestre

Japão registrou mais de meio milhão de nascimentos em seis meses, um acréscimo de 12 mil em relação ao mesmo período em 2014.

Atualizado em 27/08/2015 – 13h05


Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A taxa de natalidade no Japão surpreendeu no primeiro semestre de 2015, registrando no período de janeiro a junho um aumento em 12 mil nascimentos na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostraram dados do governo nesta quinta-feira (27), em sinal de que governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, está começando a colher os frutos das medidas adotadas para conter a alarmante queda populacional, em meio a uma população japonesa cada vez mais envelhecida.

De acordo com o relatório do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar, 508.802 crianças nasceram no território japonês entre os meses de janeiro e junho de 2015. Caso o número animador prossiga nesse ritmo até o final deste ano, a taxa de natalidade anual registrará alta pela primeira vez desde 2010, afirma o ministério.

No mesmo período e mesma base de comparação, a taxa de natalidade cresceu 2,5% entre os estrangeiros residentes no país e entre os japoneses que vivem no exterior. Ao todo, foram registrados 496.400 mil nascimentos no primeiro semestre de 2015.

Quando somado esse número ao dos filhos de japoneses nascidos no território japonês, o total supera a marca de um milhão de nascimentos nos seis primeiros meses de 2015.

Na comparação por cidades, Tóquio, Kawasaki (na província de Kanagawa) e Sakai (na província de Osaka), foram as que registraram melhores resultados, com algumas apontando aumentos na taxa superior a 5% na comparação com o primeiro semestre em 2014.

O último pico na taxa de natalidade ocorreu em 1949, ano em que o país registrou cerca de 2,7 milhões de nascimentos. A partir de então, a taxa começou a sofrer fortes quedas, até culminar em seu pior nível desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 2014, quando Japão registrou pouco mais de um milhão de nascimentos.

== Kyodo

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão registra 9 terremotos em apenas dois dias; veja a lista

Next Article

Abe parabeniza astronauta japonês por maestria em acoplagem na ISS

Related Posts