Morre arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos, em São Paulo

Famoso por suas obras marcantes em São Paulo, o premiado arquiteto era filho da artista plástica japonesa Tomie Ohtake.
Ruy Ohtake Foto Grupo Revenda 900x600 1
Ruy Ohtake | ©Grupo Revenda

O talentoso arquiteto Ruy Ohtake morreu em São Paulo, aos 83 anos, em decorrência de um tipo severo de câncer de medula, informou a assessoria do arquiteto neste sábado (27).

Famoso por suas obras marcantes em São Paulo, o premiado arquiteto era filho da renomada artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake.

Um velório fechado foi realizado em sua residência, apenas para familiares. Segundo o G1, o corpo foi cremado no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Principais obras de Ruy Ohtake

Com formas geométricas bem definidas e cores marcantes, suas obras são reconhecidas de longe pela capital paulista, com destaque para o Hotel Unique e o colorido prédio em tons azul e lilás do Instituto que leva o nome da mãe de Ruy, ou seja, o Instituto Tomie Ohtake.

Detalhe da fachada do Tomie Ohtake Institute Building na zona oeste de Sao Paulo
Detalhe da fachada do Instituto Tomie Ohtake, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, em Pinheiros, São Paulo | Foto: Depositphotos

Outra das grandes obras assinadas por Ruy Ohtake é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”.

São 19 edifícios residenciais cilíndricos – por isso se popularizou como “redondinho” – com fachadas coloridas.

Também é dele o premiado Parque Ecológico do Tietê, e o Expresso Tiradentes, ambos em São Paulo. Sua obra cruzou oceanos com o projeto da Embaixada Brasileira em Tóquio.

Paulistano, Ruy se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960.

A obra de Ohtake se destacou pela influência das escolas carioca e paulista de arquitetura – formuladas pelos arquitetos e urbanistas Oscar Niemeyer (1907-2012) e Vilanova Artigas (1915-1985).

O arquiteto também deu aulas na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, e na Universidade Católica de Santos – onde recebeu o título de professor emérito em 2007.

* Veja fotos das obras de Ruy / Portal G1.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article
Pessoas caminham no distrito de Ginza em Toquio Foto ReproducaoKyodo 900x600 1

Órgão financeiro do Japão vai contratar mais mulheres do que homens em 2022

Next Article
Exame de cancer Foto Kyodo

Casos de câncer no Japão caem pela primeira vez em 14 anos

Related Posts